Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 31 de maio de 2019

A chuva e o frio intensos não desanimaram os manifestantes, que protestaram contra os cortes de verbas para educação e a reforma da Previdência.

Por: Daiani Cerezer

“Pode chover, pode molhar, mas esse corte eu vou barrar!”. Esse era o som que ecoava o tem, no Centro de Porto Alegre, durante o ato que encerrou as manifestações do 30M. Segundo os organizadores, cerca de 30 mil pessoas participaram dos protestos somente em Porto Alegre.

Foi a segunda grande manifestação organizada por entidades representantes dos estudantes, trabalhadores e sociedade civil após o anúncio do corte de investimentos na educação, feito pelo ministro Abraham Weintraub. O primeiro protesto ocorreu no dia 15 de maio e levou mais de 1,5 milhão de pessoas às ruas.

Na capital gaúcha, a concentração ocorreu na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), de onde os manifestantes seguiram até a Esquina Democrática. Depois, a caminhada foi retomada, passando pela Avenida Júlio de Castilhos e Túnel da Conceição, até o Largo Zumbi dos Palmares, no Bairro Cidade Baixa. O movimento #30MPelaEducação teve o apoio das centrais sindicais, que convocam Greve Geral no dia 14 de junho.

Junto com os estudantes e educadores, o diretor da ADUFRGS-Sindical, Newton Carneiro (na foto, à direita), destacou que, "apesar das chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul, Porto Alegre viveu mais uma mobilização expressiva contra cortes na educação e cerceamento à liberdade de expressão.”

Convocada pelos estudantes, a mobilização contou com a adesão de professores e técnicos administrativos das redes federal, estadual e privada, mostrando que a defesa da Educação tem grande poder de unificação e de mobilização.

“Nós, da ADUFRGS, aderimos e ajudamos a promover e viabilizar o segundo ato em menos de três semanas. Estamos aqui, hoje, e não vamos sair das ruas até que a tranquilidade e garantias de trabalho para a comunidade que representamos sejam completamente reestabelecidas,” afirmou.

Atos também foram registrados em dezenas de cidades do Rio Grande do Sul e em pelo menos 20 estados do país.

Clique aqui para saber como foram as manifestações do #30MPelaEducação durante todo o dia 30 de maio em Porto Alegre.

Veja algumas imagens abaixo dos estudantes concentrados na Faculdade de Educação e saindo rumo à Esquina Democrática. Há mais imagens de todo o trajeto percorrido pelos manifestantes na galeria de fotos deste portal. Confira clicando aqui.

#30MPelaEducação

Fotos: Daiani Cerezer