Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 17 de junho de 2019

Anúncio foi criticado por retratar uma estudante que entra na faculdade negra e sai branca quando diplomada .

NSC Total 

A mulher que aparece apontando para o tão almejado diploma é negra. Já a mão que segura o canudo, branca. A propaganda compartilhada nesta quinta (13) em redes sociais do Ministério da Educação (MEC) causou polêmica. 

O anúncio, que divulga o último dia de inscrições para concorrer a bolsas que dão 50% ou 100% para cursos de graduação por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), foi acusado de racismo na internet, por retratar um aluno que entra na faculdade negro e sai branco quando diplomado – o auge dessa primeira etapa universitária, portanto. 

Três reações no Twitter ganharam destaque na enxurrada de respostas críticas à peça publicitária. Uma delas diz: "Ganhe um diploma e troque a cor da pele". A outra: "Opa, MEC racista: tá tendo". Há ainda uma montagem em que a mão com o canudo está com o dedo do meio em riste. 

O estranhamento se segue no Instagram, em que uma conta replicou no post: "Não entendi. A gente entra preta e sai branca da faculdade? Oi?". Outra logo abaixo comentou: "Propaganda racista do governo federal choca zero pessoas".
Questionado, o MEC afirmou por meio de sua assessoria que as peças produzidas "seguem a linha publicitária" do resto da campanha de reforçar as oportunidades iguais para todos.