Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

Dois campi estão entre as 50 instituições melhores colocadas: Farroupilha e Canoas.

IFRS 

 

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) figura com destaque no ranking relativo ao desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2018 elaborado pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado nesta terça-feira, dia 18 de junho de 2019.

A relação foi feita a partir das médias das provas objetivas (linguagens matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e da redação. Entraram na tabulação 11.212 escolas públicas e privadas do país.
A Folha de São Paulo considerou como critérios para a escola fazer parte do ranking que ao menos metade dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da instituição tivesse prestado a prova do Enem no ano passado e ainda que esse percentual não representasse menos do que dez alunos.

Dessa forma, sete campi do IFRS aparecem na lista (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Restinga-POA).

Classificação nacional – escolas públicas – provas objetivas

Considerando o desempenho dos estudantes de todas as instituições públicas do Brasil nas provas objetivas, o IFRS tem dois campi entre as 50 instituições melhores colocadas: Farroupilha (22º) e Canoas (50º).
Entre os cem primeiros colocados no ranking nacional das escolas públicas, considerando as provas objetivas, quase a metade são instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia: são 35 campi de Institutos Federais (IFs) e 11 unidades de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

Classificação estadual – provas objetivas

Entre as 475 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, o IFRS obtém destaque nas provas objetivas. São três campi entre os 50 melhores colocados: Farroupilha (9º), Canoas (22º) e Feliz (41º). Os outros campi também obtiveram boa colocação: Caxias do Sul (54º), Bento Gonçalves (56º), Ibirubá (92º) e Restinga-POA (123º).
Entre as instituições gaúchas públicas, os sete campi estão entre as 30 melhores colocadas nas provas objetivas: Farroupilha (4º), Canoas (5º), Feliz (11º), Caxias do Sul (12º), Bento Gonçalves (13º), Ibirubá (20º) e Restinga (28º).

 Sobre o Enem

O Enem tem como objetivo principal avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). No IFRS, a nota do Enem pode ser utilizada como critério para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e nos cursos superiores.