Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 28 de junho de 2019

Centro Cultural da UFRGS vai sediar o evento.

Por: Daiani Cerezer

A ADUFRGS-Sindical é organizadora do Encontro de Coros, que acontece na próxima quarta, dia 3, no Centro Cultural da UFRGS. Nesta edição, o evento terá a participação do Coral da ADUFRGS, do Madrigal Nestor Wennholz e do Donna Voce.

Coral da ADUFRGS

Com cerca de 30 integrantes, tem um repertório preferencialmente popular e baseado em versões corais de clássicos da música popular brasileira, embora também possua, em seu repertório, peças sacras e eruditas. Neste encontro, o Coral da ADUFRGS terá o acompanhamento do pianista Daniel Benitz.

Madrigal Nestor Wennholz

Grupo masculino com até 15 integrantes. Tem um repertório básico composto por peças eruditas e sacras, embora cante, também, peças do cancioneiro rio-grandense e música contemporânea internacional.

Donna Voce

Possui 12 integrantes, com vozes femininas. Seu repertório inclui músicas sacras e eruditas, e também peças contemporâneas.

Ricardo Masuero, professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFRGS e integrante do Coral da ADUFRGS, conta que o encontro deste ano busca retomar uma tradição de sediar encontros de coros. “O último encontro de coros organizado pelo Coral da ADUFRGS foi ainda durante a regência do Maestro Atos Flores. Depois disso, o Coral da ADUFRGS tem participado, praticamente todos os anos, de encontros de coros, mas como convidado, e não como organizador.”

Masuero diz que “a ideia era justamente retomar a tradição, e isso foi possível graças ao apoio irrestrito da direção da ADUFRGS. Houve também a oportunidade de fazer isso no Centro Cultural da UFRGS, um espaço altamente qualificado e recentemente inaugurado”.

Os coros presentes no encontro têm características bem diferentes, o que proporcionará um conjunto bastante diversificado de obras e sonoridades.

O regente do Coral da ADUFRGS, bacharel em Regência Coral e Canto pela UFRGS e licenciando em Música pela mesma universidade, Francis Ricardo Padilha, explica que este encontro é o primeiro neste formato, com a participação de grupos de Porto Alegre, com um trabalho diferenciado. “A ADUFRGS tem investido em cultura, através da manutenção de um Coral que está aberto à participação dos professores filiados ao sindicato. Estaremos ocupando um espaço nobre da Universidade e da cidade de Porto Alegre, que é o Centro Cultural. Um local aconchegante e com excelente acústica”, comemorou.

O regente parabenizou a ADUFRGS por manter viva a arte do coral e proporcionar momento de atividade lúdica e cultural. “O retorno deste investimento volta para a população em formato de concerto. O público vai ouvir música através de corais de qualidade num espaço privilegiado.”

A entrada é gratuita e direcionada à comunidade da UFRGS, alunos e professores, mas também é aberta à comunidade. Cada coral cantará cinco músicas do próprio repertório. Confira:

Coral Adufrgs

Por Causa de Você - Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran. Arranjo: André Protásio

Corra e Olhe o Céu – Cartola. Arranjo: André Protásio

Paciência - Lenine e Dudu Falcão. Arranjo: Patrício Souza

Berimbau - Vinícius de Moraes e Baden Powell. Arranjo: Arlindo Teixeira

Consolação - Vinícius de Moraes e Baden Powell. Arranjo: André Protásio

Madrigal Nestor Wennholz

Come Again - John Dowland (1563-1597)

La, La, La, Je Ne L'ose Dire - Pierre Certon (1510-1572)

Roda Carreta - Paulo Rushel. Arranjo: Nestor Wennholz

Bridge Over Troubled Water - Paul Simon. Arranjo: Robert Sund

Pater Peter Pomp - Wolfgang Amnadeus Mozart (1756-1791)

Donna Voce

Si la Noche - Cancioneiro de Upsala (Séc. XVI)

Ah Robin, Gentle Robin - William Cornish (ca 1468-1523)

Four Hands, Two Necks, One Wreathing - Thomas Weelkes (1575-1623)

Down by the Riverside - Spiritual. Arranjo: Eduardo Pütz. Violão: Alexandre Kreismann

Canción com todos - Armando Tejada Gómes e César Isella. Arranjo: Ana Yara Campos. Violão: Alexandre Kreismann

Uma história curiosa

Angela Borges Masuero, esposa de João Ricardo, que também é engenheira civil e colega de departamento na UFRGS, teve um problema de voz há alguns anos, tornando-se afônica por mais de três semanas. Na busca de tratamento, o médico indicou que seria interessante fazer técnica vocal, ou seja, canto, para reforçar a voz e aprender a colocá-la de maneira a evitar o desgaste na fala e, principalmente, em sala de aula.

Na mesma época, uma tia de Angela, Maria Regina Lucena Borges Osório, também da UFRGS, convidou o casal para fazer parte do Coral da ADUFRGS que era regido pelo maestro Atos Flores. Maria Regina havia integradp o coral do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, que deu origem ao Coral da ADUFRGS.

O objetivo do casal Masuero era realizar uma atividade que permitisse o exercício vocal, para fortalecer a voz e evitar episódios frequentes de rouquidão, que fosse lúdica e que pudessem realizar juntos, “para desopilar um pouco do corre-corre diário”.

“Tanto para mim como para ela (Angela), a participação no Coral foi extremamente cativante. De um lado, porque conseguimos ver como vozes, que individualmente são imperfeitas e com pouca técnica, podem se unir num todo coeso e harmônico; de outro, pela convivência com o grupo, formado por pessoas felizes em poder cantar juntas, de amizade franca e fácil convivência”.

Mansuero lembra que, quando ingressaram no Coral, ele era a segunda voz masculina de um coro majoritariamente feminino. “Cantávamos com algumas mulheres de voz mais grave, formando um naipe de tenores e ‘tenorinas’. Hoje, o Coral da ADUFRGS tem uma maior presença masculina, embora os homens ainda sejam minoria, formando naipes de tenores e baixos, embora continuemos com ‘tenorinas’ no naipe dos tenores.”