Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 03 de julho de 2019

Assessoria jurídica detalhou conquistas de ações coletivas e destacou novas ações judiciais.

No último dia 28 de junho, na sede da Adufrgs-Sindical, em Porto Alegre, professores aposentados participaram de uma reunião especial com a assessoria jurídica do Sindicato.

Com apresentação inicial da advogada Grace Esteves Bortoluzzi, representando a equipe do escritório Bordas Advogados Associados, foram explicadas as ações coletivas movidas pela ADUFRGS que se encontram na fase de recolhimento de documentos para cobrança dos valores.

A advogada Grace citou, por exemplo, a ação coletiva do reajuste de 3,17% aos salários dos professores federais: “Trata-se de uma das ações mais antigas e que alguns professores ainda não realizaram o saque disponível junto à Caixa Econômica Federal”.  (ACESSE AQUI A LISTAGEM DESSES DOCENTES). 
Abaixo seguem temas de interesse dos aposentados que estão em fase de recolhimento de documentos para recebimento de valores na Justiça:

1- GED (Gratificação de estímulo à docência) para quem se aposentou antes de maio/2008;
2- Função Gratificada para quem exerceu função gratificada depois de 16/12/2000, sem recebimento da contraprestação devida;
3- Valores reconhecidos como devido na vida administrativa para quem recebeu pagamento administrativo em folha a partir de 2003
4- Cumulação de Raio X e adicionais funcionais (periculosidade, insalubridade): professores ativos ou aposentados após janeiro/2009;
5- Reajuste dos aposentados e pensões sem paridade para os aposentados entre 2004 a dezembro/2008 sem a garantia da paridade.

Após responder diversos questionamentos e tornar a reunião, na prática, uma espécie de consulta coletiva, os presentes foram informados de novas ações judiciais.
A atividade da Adufrgs-Sindical com os professores aposentados da UFRGS é uma programação em constante planejamento.

Para obter mais orientações sobre documentos ou consultas individualizadas, entre em contato com Bordas Advogados Associados. O telefone é (51) 3227-9997 e o e-mail bordas@bordas.adv.br. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h