Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 04 de julho de 2019

Evento promovido pela ADUFRGS ocorreu no Centro Cultural da UFRGS.

Giliane Greff

Ritmos e canções diversificadas para embalar a noite. Assim foi o Encontro de Coros promovido pela ADUFRGS na noite desta quarta, 3, no Centro Cultural da UFRGS.  Nessa edição, além do Coral da ADUFRGS, o evento teve a participação dos grupos Madrigal Nestor Wennholz e Donna Voce, ambos de Porto Alegre. 

O primeiro a se apresentar foi o Madrigal Nestor Wennholz, um grupo “Acapella”, formado exclusivamente por vozes masculinas. Com a regência de Lucas Alves, executou canções como Come Again, de John Dowland, La, La, La, Je Ne L'ose Dire, de Pierre Certon, e Roda Carreta, de Paulo Rushel, com arranjo de  Nestor Wennholz; Bridge Over Troubled Water, de Paul Simon, com arranjo de Robert Sund, e Pater Peter Pomp, de Wolfgang Amnadeus Mozart.

Donna Voce, grupo vocal feminino, que interpreta músicas sacras, eruditas e peças contemporâneas. Com a regência de Ana Maria Althoff, apresentou as canções Si la Noche, do Cancioneiro de Upsala, Ah Robin, Gentle Robin, de William Cornish, Four Hands, Two Necks, One Wreathing, de Thomas Weelkes, Down by the Riverside, de Spiritual, com arranjos de  Eduardo Pütz e, no encerramento, Canción com todos, de Armando Tejada Gómes e César Isella, com arranjo de Ana Yara Campos. As últimas músicas tiveram a participação do violão de Alexandre Kreismann.  

Para finalizar a noite, o Coral da ADUFRGS mostrou toda beleza da Musica Popular Brasileira nas canções Por Causa de Você, de Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran, Corra e Olhe o Céu, de Cartola, ambas com arranjo de André Protásio, Paciência, de Lenine e Dudu Falcão, com arranjo de Patrício Souza, Berimbau, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, com arranjo de Arlindo Teixeira, e Consolação, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, com arranjo de André Protásio. A apresentação teve o acompanhamento do pianista Danidel Benitz.

Francis Padilha, regente do coral da ADUFRGS, explicou que o propósito do grupo é retomar os encontros de coros, que já ocorriam em anos anteriores, “pelos menos de forma regional como o que realizamos hoje”.  Ele destacou a importância da ADUFRGS na promoção do evento. “Esse apoio é fundamental, pois estamos fazendo um trabalho de qualidade, e isso retorna para toda comunidade acadêmica”. 

O presidente da ADUFRGS, Paulo Mors, destacou a importância das atividades culturais apoiadas pelo sindicato. “O Encontro de Corais é um evento que eu valorizo muito”, afirmou, salientando que “o coral consegue agregar tanto colegas da base como membros da comunidade”. Mors também falou da qualificação do coro nos últimos anos, “que se traduz em retorno cultural e ganhos para toda a sociedade”. 

Ana Maria Althoff, que assumiu a regência do grupo Donna Voce há algumas semanas, parabenizou o Coral da ADUFRGS e a organização do evento. “Foi uma experiência maravilhosa a nossa participação nesse encontro, estamos numa nova fase, e todas as oportunidades são bem-vindas”, agradeceu.

Histórico do Coral 

O coral da ADUFRGS foi criado em 2000 por associados e diretoria da entidade, a partir de egressos do extinto coral da ICBS-UFRGS, regido pelo maestro Iuri Correa. Em 2003, a regência passou para o maestro Atos Flores. Em 2010, Francis Padilha assumiu a responsabilidade pela preparação vocal, tornando-se o regente em 2012.

O grupo é formado por cerca de 30 coralistas, entre professores, técnicos administrativos e alunos das IFES, bem como por professores de outras instituições de ensino e membros da comunidade.

O coral tem realizado apresentações em eventos da ADUFRGS-Sindical, eventos institucionais das IFES, universidades da região metropolitana, encontro de coros no Rio Grande do Sul e no Uruguai.

O Grupo se dedica à execução de adaptações para o canto coral da Música Popular Brasileira, clássicos da música latinoamericana e internacional, e também peças originais para coro, músicas populares, sacras e eruditas.
 
 

Encontro de Coros ADUFRGS

Encontro de Coros ADUFRGS