Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 07 de agosto de 2019

As obras estarão abertas à visitação de 14 a 30 de agosto.

“A cerâmica como linguagem contemporânea” é o título da primeira exposição individual da professora aposentada do Colégio de Aplicação da UFRGS, Yara Merg. A vernissagem ocorre no próximo dia 14, às 17h, na sede da ADUFRGS, onde as obras ficarão expostas à visitação até o dia 30 de agosto. 

Para a artista, modelar com argila aguça a criatividade e o pensamento, “o que foi trabalhado e definido como forma, em um ser não ser, contínuo e descontínuo, em que apenas, ou principalmente, vir a ser é o que importa.” 

Yara se formou no Instituto de Artes da UFRGS em 1975 e atuou, por 25 anos, no Colégio de Aplicação. Depois de cinco anos, a docente recebeu um convite para trabalhar com alfabetização e viu, então, a possibilidade de usar a arte como aliada no processo de aprendizagem. “Como a sede do Colégio ainda era no Campus Central, eu levava muito os alunos no Parque da Redenção, que era na frente, para falar sobre arte”, conta. Ela lembra que, certo dia, “os alunos observaram o trabalho das formigas e, quando chegaram à sala de aula, desenharam e montaram um formigueiro, e começaram a formar as palavras relacionadas com o trabalho dos insetos, seguindo a teoria de Piaget”. 

Com a aposentadoria, em 2003, a docente passou a frequentar o Atelier Livre de Porto Alegre. Lá, fez o curso de pintura, aquarela, trabalhos serigráficos e, por último, cerâmica, onde encontrou a sua paixão. Hoje, uma vez por semana, Yara atua no Atelier, com uma ex-colega do Instituto de Arte, que é sua professora nos projetos de cerâmica. “Essa tridimensionalidade da cerâmica, onde se pode dar forma ao objeto, me encanta”.

A docente, que já participou de várias exposições coletivas, conta que o processo de criação pode levar tempo. “Todas as peças têm uma história”, explica. A peça “vaso do pescador”, por exemplo, levou cerca de 3 anos para ser finalizada. A proposta era fazer um vaso grande, mas, num primeiro momento, ele ficou esquecido, relata. “Agora, com a proposta da exposição individual, resolvi finalizar a obra, com os peixes em volta, como era a ideia original.”

Releituras da obra de Bordalo 

Algumas peças da exposição remetem à arte da cerâmica portuguesa. Seu principal expoente, Rafael Bordalo, foi um jornalista que se dedicou à técnica e foi considerado uma personalidade notável da cultura portuguesa oitocentista. 

SERVIÇO:
Exposição: A cerâmica como linguagem contemporânea 
Local: sede da ADUFRGS – Rua Barão do Amazonas, 1581 
Horário: 9 às 18h 
Período: 14 a 30 de agosto de 2019