Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 08 de agosto de 2019

ADUFRGS vai realizar painel na UFCSPA para debater o Futuro das IFES como parte da agenda de mobilização

 Os docentes da UFRGS, UFCSPA, IFRS e IFSul, filiados à ADUFRGS-Sindical, aprovaram nesta quarta-feira, 7 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária, ações específicas para informar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral os impactos reais do Future-se para as Universidades e Institutos Federais. 

Entre as ações, a ADUFRGS vai promover no próximo dia 13 de agosto (Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Pública e Contra à Reforma da Previdência), às 10h, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), o Painel "O Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil".

Para este evento, estão confirmados reitores de Universidades e Institutos Federais de todo o Estado, Andifes, OAB, MPF e entidades sindicais nacionais e locais de professores, técnico-administrativos e estudantes. 

Uma campanha específica de mídia será feita com detalhes sobre o programa de governo que pretende retirar das IFES a autonomia sobre orçamento e gestão. Neste sentido, foi aprovada uma comissão de docentes coordenada pela professora Sônia Ogiba, e composta por Nadia Silveira, Felipe Comunello, Laura Jardim, José Vicente Tavares, e Marilene Schmarczek para redigir um documento esclarecendo a natureza nefasta do Future-se. 

Além disso, foi aprovado que no dia 12 de agosto, véspera das mobilizações, a ADUFRGS vai panfletear informações para chamar os docentes, técnicos e estudantes para os atos do dia 13/08.

Confira a agenda do dia 13 de agosto

10h – Painel "O Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil", salão nobre na UFCSPA

14h – Aula Pública em Defesa da Educação promovida pelo CPERS, em frente Palácio Piratini

16h – Ato Unificado das Centrais Sindicais na Praça da Matriz contra a Reforma da Previdência, seguido de caminhada até a Esquina Democrática onde haverá novo Ato às 17h30

Dali, os manifestantes saem em caminhada para o Campus Central da UFRGS

A Assembleia ratificou também a Carta de Belém, com posicionamento do PROIFES-Federação sobre o Future-se, e um o documento Conjuntura e os desafios do movimento docente, ambos aprovados no XV Encontro Nacional do PROIFES-Federação, realizado de 1 a 4 de agosto, em Belém/PA.