Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 15 de agosto de 2019

ADUFRGS participa do debate aberto à comunidade

Com informações da UFRGS

Na próxima sexta-feira, 16 de agosto, a UFRGS realiza uma sessão pública do Conselho Universitário sobre o programa Future-se. A ADUFRGS participa da atividade aberta à comunidade com início às 8h30, no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

O programa Future-se foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em 17 de julho com o objetivo de “fortalecer a autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”. Na opinião da ADUFRGS, no entanto, a proposta interfere na autonomia das instituições transferindo a responsabilidade financeira e de gestão para organizações sociais de capital privado.

Em nota, a UFRGS afirmou que nas instituições de ensino, há dúvidas sobre o funcionamento do programa que ainda não tem uma proposta concluída. “Um dos principais pontos de incerteza trata da captação de recursos próprios, dado que, hoje, a maior parte do orçamento das universidades e institutos é transferida pelo Governo Federal”.

A partir desse evento, o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, afirmou que espera ampliar o debate nas unidades acadêmicas e que isso venha a contribuir com sugestões para uma proposta da Universidade. “Tenho grandes expectativas de que, em um curto espaço de tempo, a UFRGS consiga produzir uma boa proposta, que será encaminhada para o MEC, para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e também para o Congresso Nacional”, colocou.

A UFRGS é uma das maiores universidades brasileiras, com mais de 28 mil alunos de graduação e de 19 mil na pós-graduação. Por sete anos consecutivos, é considerada a melhor universidade federal do país em avaliação do MEC.

Outras informações sobre a sessão pública podem ser obtidas junto ao Conselho Universitário da UFRGS pelo telefone 51 3308.3200 ou pelo e-mail consun@ufrgs.br.