Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 27 de agosto de 2019

Mensalmente será discutido um livro, abordando diferentes enfoques sobre o tema

A Agenda Cultural da UFCSPA apresenta neste semestre um novo projeto de reflexão e debate: Leituras feministas: a construção de identidades por meio dos textos. Serão realizados cinco encontros até o final do semestre. Para o primeiro, na sexta-feira (30) de agosto, foi escolhida a obra de bell hooks “O feminismo é para todo mundo”. Escrito por uma das mais importantes feministas da atualidade, incentiva homens, mulheres, crianças, pessoas de todos os gêneros a educar e ser educados para o feminismo. O livro aborda políticas feministas, direitos reprodutivos, beleza, luta de classes feminista, feminismo global, trabalho, raça e gênero e o fim da violência.

O evento ocorrerá sempre as sextas-feiras, das 17h às 18h30, no prédio 1 da UFCSPA. A atividade é gratuita e aberta a toda a sociedade. Para receber certificado é necessário fazer sua inscrição no site extensão.ufcspa.edu.br.

A proposta é proporcionar um momento de análise e  discussão a partir de livros escritos por mulheres sob a perspectiva feminista como uma estratégia de construção de identidades em mundo cada vez mais plural.  O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Educação e Humanidades, Aline Vanin, e por Aline Veleda, professora do curso de Enfermagem.

Serviço

Evento: Leituras feministas: a construção de identidades por meio dos textos

Dia 30 de agosto – O feminismo é para todos (bell hooks) - Sala 619

Dia 29/09 – Minha história das mulheres (Michelle Perrot) – Sala 620

18/10 – Gênero, raça e classe (Angela Davis) – Sala 620

22/11 – Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher (Fabíola Rohden) – Sala 620

06/12 – Feminismo para os 99%: um manifesto (Cinzia Arruzza, Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya) – Sala 620

Local: UFCSPA, rua Sarmento Leite, 245, prédio 1.

Entrada gratuita e aberta ao público