Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 27 de agosto de 2019

Essas propostas já haviam sido aprovadas pela agência estatal de incentivo, mas foram suspensas.

Por: DCM

Em mais uma tesourada do governo federal nos recursos de fomento à ciência no país, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cancelou o apoio a cerca de 300 eventos científicos no Brasil que tratariam de pesquisas, tecnologia e inovação. Essas propostas já haviam sido aprovadas pela agência estatal de incentivo, mas foram suspensas. Os cortes anunciados anteriormente nas contas do CNPq levaram o conselho a suspender a concessão de novas bolsas.

Uma outra chamada do mesmo edital, que estava analisando os projetos apresentados, também foi cancelada. No total, o CNPq iria investir R$ 15 milhões em eventos de abrangência mundial, nacional e regional, tais como congressos, simpósios e conferências, a serem realizados no Brasil. Os projetos atingidos são das mais variadas áreas, inclusive aquelas que o governo diz priorizar, a exemplo das engenharias, medicina, biotecnologia e matemática.

A agência informou em nota oficial que o motivo da suspensão do edital de apoio aos eventos científicos se deve ao “cenário orçamentário atual”. Esclareceu, inclusive, que a medida atinge as duas chamadas, até mesmo a que já divulgava os projetos aprovados.

Matérias relacionadas sobre: Educação