Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 12 de setembro de 2019

MEC liberou 3.128, mas outras 8 mil seguem suspensas

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira,11, o desbloqueio de 3.182 bolsas de pós-graduação dos cursos mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o MEC, a liberação significa R$ 22,4 milhões no orçamento de 2019.

O desbloqueio se refere a bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, sendo 1.068 para programas com notas 5, 1.052 para notas 6 e 1.062 para quem atingiu 7. 

O anúncio foi feito uma semana após a Capes anunciar o contingenciamento de 5,6 mil bolsas; ao todo, 11 mil bolsas chegaram a ser suspensas. Mesmo com a liberação, outras 8.629 bolsas continuam bloqueadas.

A ADUFRGS-Sindical tem feito críticas contundentes a respeito do modelo de cortes orçamentários adotado pelo governo Bolsonaro para a educação. Na opinião do sindicato, o governo deveria fazer justamente o contrário. “A história mostra que em tempos de crise a única saída é o investimento maciço em educação, para todos”, aponta a 1ª secretária da ADUFRGS, Luciana Boose. “Educação não é mercadoria, educação é a construção de um projeto de nação com cidadania, progresso e prosperidade. O Brasil precisa disto”, defendeu. Por isso, a secretária afirmou que “a ADUFRGS Sindical tem cumprido importante papel na vigilância da manutenção da qualidade do ensino público federal através de ações de mobilização exitosas que culminam agora com o desbloqueio, ainda que parcial, das bolsas da CAPES. Projetos de pesquisa de anos não serão interrompidos, e é isto que agora temos que garantir e nos fortalecermos para seguirmos na luta”.

O MEC não informou a origem do orçamento destinado às bolsas, mas os valores foram realocados após uma reunião da pasta com membros da equipe econômica.

Histórico de cortes 
•    Bloqueio de 3.474 bolsas em 9 de maio
•    Bloqueio de 2.724 bolsas para cursos com conceito nota 3 em 4 de junho
•    "Congelamento" de 5.613 bolsas em 2 de setembro
•    Liberação de 3.182 bolsas para cursos com notas 5, 6 e 7