Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Sindicato e universidade renovaram a parceira

Fotos: Rochele Zandavalli/UFRGS

A primeira reunião oficial da nova diretoria da ADUFRGS-Sindical com a reitoria da UFRGS foi praticamente "uma reunião de trabalho", como destacou o presidente, Lúcio Vieira, no encontro que durou mais de uma hora nesta quinta-feira, 12. ADUFRGS e universidade conversaram sobre o momento político, combinaram atividades e renovaram a parceria em defesa da educação federal. 

A diretoria apresentou os planos da nova gestão, eleita em agosto com um programa que tem o desafio de construir "uma ampla frente democrática de defesa da soberania do Brasil, das instituições federais e da educação pública", reforçou Lúcio. Na avaliação dele, a parceria do sindicato com a UFRGS é fundamental para "enfrentar ou até abreviar esse momento difícil pelo qual passa a educação no Brasil".  

Desde a posse, a ADUFRGS está se reunindo com entidades e movimentos  que considera essenciais nessa construção, como reitores e comunidade acadêmica das instituições da base (UFCSPA, IFRS, IFSul e UFRGS), Ministério Público, OAB, centrais sindicais, parlamentares, estudantes, demais entidades da educação e, esta semana, com representações de municípios, como a Famurs e a Undime. A ideia segundo Lúcio, é mudar o foco da oposição a "esse projeto obscurantista que o governo tem para a Educação", dando como exemplo o Future-se. "Todos nós já dissemos não ao programa, agora é hora de dizermos sim às universidades e institutos federais e defender a educação pública como estratégia de desenvolvimento para o país", disse.

Um dos focos da nova gestão é dar sequência a debates de fôlego como o evento realizado pela ADUFRGS na UFCSPA no dia 13 de agosto. No dia 24 de setembro, está marcado na sede do sindicato um painel sobre o impacto da IFES nos municípios. "Cerca de 80 municípios gaúchos têm campi de universidades ou institutos, queremos incluir os prefeitos nessa frente de defesa das IFES porque sabemos o impacto social e econômico que elas geram nos municípios".     

O reitor Rui Vicente Oppermann e a vice-reitora Jane Tutikian receberam a diretoria renovando a parceria respeitosa da universidade com o sindicato. Jane pontuou que o desafio da nova gestão da ADUFRGS é bem semelhante ao desafio da reitoria: "tentar rebater a narrativa desse governo". Na avaliação de Jane, a comunicação com a sociedade é primordial nesse processo e, nesse sentido, são bem-vindas atividades que reforcem o papel social da universidade, como proposto pela ADUFRGS.

Rui Vicente Oppermann também defendeu o estreitamento da parceria da UFRGS com o sindicato, que segundo ele, deve ser complementar e construtiva. O reitor confirmou presença no seminário da ADUFRGS no dia 24 e defendeu a estratégia do sindicato "de se reconstruir como uma proposta, com uma mirada para fora para buscar alianças".  

Também estavam presentes na reunião o o vice-Presidente, Darci Barnech Campani, o 2º tesoureiro e diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo de Oliveira da Silva, o diretor de Assuntos da Carreira do Magistério Superior, César Bastos de Mattos Vieira, a diretora de Comunicação, Sonia Mara Ogiba e o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, José Vicente Tavares dos Santos.

Os professores ainda falaram sobre o novo sistema de Promoções e Progressões da UFRGS, a importância de reaproximar os aposentados da universidade e do sindicato, e da Comunicação como estratégia para reposicionar a universidade e o papel do sindicato na sociedade.