Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Entidades vão lançar carta reafirmando compromisso com a luta em defesa do país

Texto e Fotos: Daiani Cerezer

Sindicatos que representam servidores públicos realizaram nesta quarta-feira, 18, no CPERS/Sindicato, mais uma reunião da Frente Sindical em Defesa do Serviço Público, da qual a ADUFRGS faz parte. Na pauta, a elaboração de uma carta aberta dos servidores à sociedade e a organização das próximas atividades para enfrentar a atual conjuntura. 

A carta vai ser lançada no próximo dia 23 de setembro, às 13h30, na sede do CPERS e pretende refletir a posição das entidades sobre a papel dos servidores públicos na luta em defesa do Brasil. 

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, destacou que "o serviço público é um direito social - este direito se materializa pela ação direta do servidor público. Toda vez que os governos desmerecerem os servidores, desvalorizando suas atividades, atrasando salários, não concedendo reajustes salariais estão, na realidade, negando à sociedade este direito constitucional.”

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, enfatizou a necessidade da realização de um seminário para discutir as crises estadual e nacional diante dos cortes de verbas que estão acontecendo, em especial na Educação, e da política de preservação do meio ambiente. “Queremos levar para a sociedade o debate da crise. Será que ela existe para todos ou apenas para os trabalhadores? Quem ela afeta realmente?”, refletiu. A professora garantiu que as entidades continuam mobilizadas. “A luta continuará e não sairemos das ruas tão cedo.”

A Frente aprovou também o apoio à mobilização convocada pela UNE e estudantes de graduação e pós-graduação para os próximos dias 2 e 3 de outubro em razão dos cortes de bolsas e de orçamento para a Educação. Em Porto Alegre, a agenda ainda está sendo construída e a ADUFRGS vai definir sua participação na próxima assembleia geral do sindicato, marcada para a quinta-feira, 26 de setembro, às 12h30 no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS. 

O encontro contou com a participação de representantes da ADUFRGS, CPERS, Sindsepe/RS, SindiCaixa e CEAPE. 

Próximas atividades
Coletiva de imprensa para lançamento da carta sobre a posição conjuntural da Frente Sindical em Defesa do Serviço Público 
Data:
23 de setembro (segunda-feira)
Horário: 13h30
Local: CPERS/Sindicato – Alberto Bins, 480

Todos nas ruas contra a destruição do Brasil
Data: 24 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Esquina Democrática (Centro de Porto Alegre)

48 horas Pela Educação
Data: 2 e 3 de outubro