Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sindicato promove reunião com entidades e agentes públicos na próxima terça, 24

Na próxima terça-feira, 24 de setembro, a ADUFRGS-Sindical e o Movimento em Defesa da Educação promovem uma mesa de trabalho para debater “Universidade e Projeto de Nação”. O evento será na sede do sindicato (Rua Barão do Amazonas, 1581) e pretende analisar a situação das instituições federais de ensino (IFES) e sua importância para o desenvolvimento do estado e dos municípios gaúchos.

A ADUFRGS convidou reitores, secretários de Estado e do município de Porto Alegre, Famurs, Undime, OAB, TCE, Fapergs, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Educação,fóruns de educação, movimentos da sociedade civil e outros agentes públicos.

Contexto

As universidades e institutos federais atravessam um período de crise que é motivada pela política de congelamento de investimentos, cortes de recursos e bolsas e ataques à autonomia universitária. Além disso, a proposta do Future-se, apresentada pelo governo federal, aparece como mais uma ameaça: prevê a entrega da administração das instituições para Organizações Sociais de capital privado.

Ao todo, as universidades e institutos federais presentes no Rio Grande do Sul (UFRGS, UFCSPA, UFPel, UFSM, Unipampa, FURG, Universidade da Fronteira Sul, IFRS, IFSul e IF Farroupilha) estão espalhadas por mais de 50 municípios gaúchos. Os impactos sociais e econômicos da presença de um campus nos municípios e sua importância para o desenvolvimento do estado se torna fundamental neste período crítico.

“Universidade e Projeto de Nação”

Data: 24 de setembro (terça-feira)
Horário: 16h
Loca: Sede da ADUFRGS-Sindical (Rua Barão do Amazonas, 1581 – Porto Alegre)

Matérias relacionadas sobre: Educação