Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Sindicato e universidade renovaram a parceria 

A diretoria da ADUFRGS-Sindical se reuniu nesta quinta-feira, 26, com a reitora da UFCSPA, Lúcia Pellanda. Este foi primeiro encontro oficial da nova diretoria com a reitoria. Na pauta, ações conjuntas para enfrentar o difícil momento pelo qual passa a educação superior pública diante dos cortes no orçamento e ataques aos docentes e à própria Educação pública, como a proposta do Future-se.

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, a diretora de Comunicação, Sonia Ogiba, a 1ª secretária, Luciana Boose, e o diretor de Assuntos do Magistério Superior, César Vieira, conversaram com a reitora sobre os planos do sindicato para os próximos três anos, que nas palavras do presidente serão desafiadores. "Essa gestão tem o compromisso de defender a Educação Pública incluindo novos atores nessa luta", afirmou Lúcio Viera. Para isso, a nova diretoria pretende diversificar os espaços de interlocução dos docentes. Um exemplo será o seminário que está sendo organizado pela ADUFRGS e o Movimento Em Defesa da Educação, com OAB, TCE, UERGS e entidades da Educação para debater o impacto da presença das instituições públicas de educação superior nos municípios e no desenvolvimento do estado. 

A comunicação com a sociedade foi outra questão tratada no encontro. Lúcia Pellanda pontuou que é necessário amplificar a divulgação sobre o que de fato acontece dentro das universidades. Centenas de notícias falsas circulam todos os dias na internet sugerindo que as instituições públicas são antros de balbúrdia, regados a festas, onde os estudantes não estudam e os professores não dão aulas. "A verdade está do nosso lado", defendeu Pellanda. "A universidade tem um enorme impacto social. Talvez a sociedade não esteja percebendo isso, mas se a universidade pública deixar de existir, isso será estrondoso. Imagine Porto Alegre sem a Santa Casa e o Hospital de Clínicas? Imagine todas essas pessoas atendidas pelos projetos de extensão sem esse atendimento? A nossa narrativa contém essa verdade e ela é uma excelente arma para ser usada na guerra contra as notícias falsas".

A UFCSPA tem dezenas de projetos de extensão que atendem diretamente a população de Porto Alegre e de municípios do entorno. Confira os projetos aqui. A Santa Casa é o Hospital Ensino da UFCSPA, que foi criada como Faculdade Católica de Medicina para formar os médicos que atuariam no Hospital. A parceria se manteve mesmo depois da federalização da universidade em 1980. Os programas de residência médica da UFCSPA são integrados com a Santa Casa e, na especialidade de Psiquiatria com o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.