Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 27 de setembro de 2019

ADUFRGS está em Recife para acompanhar os debates

De PROIFES-Federação

 

“Os aposentados não estão livres dos ataques. Se atacam tão duramente os que já dedicaram a vida à universidade, os que estão hoje na ativa não terão futuro. Todos nos devemos defender aquilo que achamos importante. Vale a pena lutar, porque os aposentados fazem parte dessa história vitoriosa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e de nossa carreira”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato), ao abrir o V Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES-Federação, realizado em Recife, capital pernambucana, de 26 a 28, em parceria com a ADUFEPE-Sindicato. A ADUFRGS particpa do encontro. 

“O PROIFES jamais se esqueceu da importância dos aposentados e das aposentadas, por isso estamos na quinta edição do Encontro Nacional de Aposentadoria.  Que esse encontro seja marcado por esse grande desafio de renovação, para que juntos com nossos sindicatos, ajudemos a planejar lutas de rua, cartazes, palavras de ordem, para defender o que construímos com muito trabalho nas nossas vidas”, conclamou Brandão.

 

 

“Embora os aposentados atuais tenham direito à paridade, esta irá se acabar, porque a carreira poderá entrar em extinção com o Future-se [projeto apresentado pelo atual governo que pretende flexibilizar a autonomia financeira e de gestão das IFES] e suas contratações por meio de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Neste sentido eu alerto aos professores e professoras que já estão aposentados, que continuem participando das lutas de seus sindicatos, porque é através desta luta sindical que nós poderemos ter carreira docente no futuro”, alertou o diretor de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES, Gastão Correa (SINDUFMA).

 

“É com um sentimento de luta pela universidade pública, gratuita e de qualidade, e pela carreira, que estamos aqui hoje nesse evento. Nossas instituições estão sob forte ataque, e precisamos aprender com vocês aposentados a salvar nossas IFES e a carreira que vocês lutaram tão duramente para construir”, frisou o presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, acrescentando que, “com a destruição de todo o sistema de seguridade social, possivelmente minha geração terá que trabalhar até o fim da vida”.

 

Após as falas de abertura, o diretor da Fenafisco, Francelino Valença, apresentou sua palestra Impactos da reforma da previdência sobre os servidores públicos. “As pessoas estão apáticas, mas o que estamos vivendo hoje não é reforma, mas sim o fim da Previdência como instrumento de proteção social dos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público no Brasil”, afirmou Valença. “E este é só o início de apropriação dos ganhos dos trabalhadores e trabalhadoras, há outros movimentos, a Receita Federal está sendo sucateada, temos que pensar nas nossas crianças e no futuro delas, e também no nosso”.

Na sequência da palestra de Francenildo, Nilton Brandão apresentou dados e análises sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6 de 2019, mais conhecida como Reforma da Previdência, destacando mudanças e aspectos da proposta que impactam negativamente a vida de servidores e servidoras públicas, docentes, e trabalhadoras e trabalhadores em geral.

O V Encontro se iniciou com uma apresentação do Coral Canto de Boca, do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, que apresentou um repertório de músicas regionais e internacionais, seguido pela apresentação dos passistas de Frevo, Camila Evangelista e Vitor Vicente.

O Encontro segue até este sábado, 28.

Acompanhe esta e outras notícias do V Encontro Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria no site e redes do PROIFES-Federação:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal/
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao
 

Matérias relacionadas sobre: PROIFES-Federação