Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 01 de outubro de 2019

Sindicato alerta docentes para importância de manter exames em dia

Começa nesta terça, 1º, o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A cor é uma referência ao laço cor de rosa, símbolo do movimento, adotado como identidade para as campanhas sobre o tema. A ADUFRGS-Sindical apoia o movimento e alerta os docentes sobre a importância do autoexame, mas fundamentalmente, para a necessidade de manter os exames em dia.

“O Outubro Rosa é o momento da sociedade falar sobre a saúde da mulher. A campanha da ADUFRGS fala do autoexame como importante para a mulher perceber o seu corpo, mas incentiva, principalmente, a realização de exames, que são a garantia de um correto diagnóstico”, aponta a diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Ogiba.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no Brasil e no mundo. A incidência da doença é relativamente baixa antes dos 35 anos, mas acima desta idade cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa começou na década de 1990, no Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data se transformou em um evento mundial de alerta sobre o tema, com divulgação de informações sobre o câncer de para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, feita por exames clínicos. 

Matérias relacionadas sobre: Saúde