Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Ato finalizou as mobilizações das #48HorasPelaEducação. ADUFRGS esteve junto em todas as ações.

Texto e fotos: Daiani Cerezer

A chuva não impediu que milhares de estudantes e trabalhadores da educação participassem do ato em Defesa da Educação e da Ciência, no início da noite desta quinta-feira, 3, no Centro de Porto Alegre. Promovido pela UNE e UEE, a manifestação finalizou em grande estilo as mobilizações das #48HorasPelaEducação, que visou denunciar para a população os efeitos dos cortes na educação superior pública. 

Por volta das 17h, estudantes se reuniram na Faculdade de Educação (Faced), no campus central da UFRGS, e saíram em caminhada em direção à Esquina Democrática, onde havia outro grupo de estudantes. O ato também contou com a participação dos professores. Durante sua fala no caminhão de som, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, destacou que a manifestação é importante no conjunto de lutas em defesa da universidade pública brasileira e dos institutos federais. “Nós, professores da UFRGS, UFCSPA e institutos federais, estamos juntos porque esta luta é de todos nós que defendemos o Brasil e o acesso do povo brasileiro ao ensino superior, gratuito e de qualidade”, afirmou. O professor ainda lamentou a política do governo federal no que se refere à educação. “Infelizmente, estamos enfrentando um governo que tem pautado a sua política pela destruição das universidades e institutos federais, falando mal da universidade, fazendo cortes permanentes no orçamento, apresentando um projeto que tenta transferir o patrimônio, a administração e os interesses públicos da universidade para os interesses privados.” 

Após as falas na Esquina Democrática, os manifestantes retomaram a caminhada pelo Centro de Porto Alegre, por volta das 18h30, passando pela Avenida Júlio de Castilhos, pelo Túnel da Conceição, até o encerramento nas imediações do campus central da UFRGS.

Confira mais imagens clicando aqui.
 

Matérias relacionadas sobre: Mobilização