Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 08 de outubro de 2019

Formada por diversos partidos e movimentos sociais, iniciativa visa promover debate sobre a importância das instituições e empresas públicas

Texto e foto: Aline Adolphs

Foi lançada em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 7 de outubro, a Frente Parlamentar Mista  em Defesa da Soberania Nacional. Com o apoio de mais de 250 deputados e senadores de diversos partidos de todo o país, a iniciativa tem como objetivo defender o patrimônio público da privatização e fortalecer as instituições públicas.

Segundo o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, é importante ocupar todos os espaços de debate para mostrar à população a importância que têm as empresas públicas, em especial as instituições federais de ensino, para o desenvolvimento do Brasil. “A defesa da soberania nacional vai além do partidarismo, ela é fundamental para garantir o direito à educação pública de qualidade, à pesquisa, à saúde e outros serviços que promovem o crescimento do país e o bem-estar social de toda a população brasileira.”

O lançamento da Frente ocorreu na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) e reuniu cerca de 500 pessoas de diversos sindicatos e movimentos sociais, além de políticos gaúchos de todas as esferas públicas (senadores, deputados, vereadores, secretários municipais, ex-governadores e ex-prefeitos). O evento também contou com a presença dos músicos Nei Lisboa, Demétrio Xavier, do grupo Unamérica e do diretor de cinema Jorge Furtado, entre outros representantes da cultura gaúcha.

“A frente política é diferente de partido, ela se caracteriza por se opor a alguma coisa. Essa que estamos propondo vai se opor ao liberalismo econômico, em defesa da nossa soberania”, explicou o ex-senador Roberto Requião (MDB), presidente de honra da Frente. Ele abriu a mesa oficial e fez um resgate histórico da geopolítica e a influência do capital externo no Brasil. Como conseqüências, citou a desindustrialização e a precarização do trabalho.

Secretário da Frente, o deputado federal Patrus Ananias (PT) declarou que a iniciativa “pretende aprofundar e levar a reflexão às famílias, igrejas, movimentos, escolas, universidades”. “As palavras devem ser traduzidas em ações”, concluiu.