Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Campanha mundial dissemina informações sobre o tema

Fotos: Daiani Cerezer

Quem passar pela sede da ADUFRGS-Sindical durante o mês de outubro vai se deparar com uma iluminação especial que alerta sobre os riscos do câncer de mama. A inciativa integra o Outubro Rosa, campanha mundial criada para alertar, principalmente as mulheres, sobre incidência, proteção e medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama, hoje, um relevante problema de saúde pública. 

De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Global Cancer Observatory Global (Globocan 2018), o câncer de mama figura como segundo tipo de câncer em termos de incidência e é a quinta maior causa de morte em todo o mundo. As estimativas apontam 2,1 milhões de novos casos da doença por ano e 627 mil óbitos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil figurou, em 2018, na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países; uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres.

Prevenção
A partir dos 50 anos, a mamografia e a ultrassonografia de mama são os exames indicados para identificar alterações. Mulheres mais jovens, a partir dos 40 anos, também podem fazer o exame a depender do fator de risco, principalmente o histórico familiar relacionado à doença. 
É importante a mulher cuidar da sua saúde, conhecendo o seu corpo e procurando ajuda médica caso note alguma alteração em relação ao habitual. O exame ainda é o melhor aliado na luta contra a doença. 

Veja mais fotos da sede da ADUFRGS