Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sindicato quer debater com docentes a importância da eleição 

A diretoria da ADUFRGS-Sindical solicitou ao reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, que abra o processo eleitoral para escolha de reitor ainda este ano. A eleição está prevista para ocorrer em 2020, ano em que termina a vigência da atual gestão.

O pedido foi feito durante reunião entre a diretoria da ADUFRGS e reitoria, realizada na segunda-feira, 14. O presidente Lúcio Vieira explica que a ADUFRGS-Sindical vai reunir os docentes para debater sobre o processo eleitoral da UFRGS. “Estamos vivendo um momento altamente tensionado com relação à democracia, e a escolha de reitores está neste contexto. Queremos antecipar o debate com os docentes sobre a importância da eleição”.

O reitor informou que pretende realizar uma sessão pública do CONSUN para promover um amplo debate que contemple os marcos legais que afetam o processo e a conjuntura política atual. “A ADUFRGS vai tirar uma posição dos docentes sobre o tema para levar ao CONSUN”, afirmou o presidente.

Autonomia
A ADUFRGS também levou ao reitor a ideia de aprofundar o debate sobre autonomia universitária. “Existem diversas propostas para garantir a autonomia das universidades que tem sido colocada à prova”, apontou Lúcio. A ADUFRGS quer debater o tema com a base. O ponto de partida, explica Lúcio, são as propostas da Andifes e PROIFES-Federação, “que são complementares, além do PL 4992/2019, que tramita na Câmara Federal em defesa da autonomia das IFES”.

O reitor adiantou que a universidade está organizando painéis sobre Autonomia e Financiamento das Universidades para a semana do aniversário de 85 anos da UFRGS. A ADUFRGS vai participar dos debates.

Estavam presentes na reunião, além do presidente Lúcio Vieira, pela ADUFRGS, o vice-presidente, Darci Campani, e os diretores Sônia Ogiba, Eduardo Rolim, Jairo Bolter e César Vieira. Pela UFRGS, o reitor Rui Vicente Oppermann, o Chefe de Gabinete, João Roberto Braga de Mello, o Assessor do Reitor José Carlos Frantz, e o pró-reitor de Planejamento, Hélio Henkin.