Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ADUFRGS, ANFIP e Frente Gaúcha em Defesa da Previdência promovem debate em Porto Alegre

O Brasil é o nono país mais desigual do mundo. Em relação à renda, por exemplo, os 5% mais ricos recebem por mês o mesmo que 95% da população. Os dados são do relatório de desigualdade divulgado pela Oxfam este ano. 

O abismo entre ricos e pobres é tão grande, que apenas seis bilionários brasileiros concentram o mesmo patrimônio da metade da população mais pobre do país. 

Alguns fatores ajudam a explicar essa altíssima concentração de renda, como as raízes históricas da escravidão. Mas um deles, é o injusto sistema tributário brasileiro, que não leva em consideração a concentração de renda, e na verdade, favorece os mais ricos e seus herdeiros. 

“No Brasil, quem ganha muito paga pouco imposto e quem ganha pouco paga muito imposto”, aponta o diretor da ADUFRGS-Sindical Eduardo Rolim. Para aprofundar o tema, a ADUFRGS, ANFIP e Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social, promovem na sexta-feira, 1º de novembro, um seminário que procura refletir sobre a necessidade de uma reforma tributária. “Nos pareceu fundamental neste momento histórico, em que Reforma da Previdência está em vias de ser aprovada como solução para os problemas econômicos do país, um debate mais profundo sobre a reforma que o Brasil precisa, a Reforma Tributária”, defendeu Rolim. 

Neste sentido, a ANFIP vai apresentar uma proposta de Reforma Tributária Solidária construída com diversos setores da academia, pela qual propõe a redução dos impostos sobre o consumo, que afetam o trabalhador e a classe média, e o aumento dos impostos sobre as grandes riquezas.

Veja mais detalhes sobre a Reforma Tributária Solidária
http://reformatributariasolidaria.com.br/

O seminário vai debater também os efeitos da Reforma da Previdência para os servidores públicos.

Confira a programação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço
A Reforma que o Brasil precisa
Data: 01/11/2019
Horário: 14h
Local: Sede da ADUFRGS (Rua Barão do Amazonas, 1581)
Contato para a imprensa: Manoela Frade (51) 998800807