Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Encontro “Diálogos do Brasil” é iniciativa da ABC e reúne pesquisadores de diversas áreas

Cidadania, Ciência e Educação Superior foram os temas da primeira edição do Diálogos pelo Brasil, série de encontros que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) começou a promover a partir desta sexta-feira, 18 de outubro. O evento ocorreu no auditório do ILEA e recebeu pesquisadores de diversas instituições da Região Sul e Sudeste que pensam alternativas para as dificuldades do país.

“A ideia da Academia é se envolver com temas candentes no Brasil, principalmente no momento atual, como a questão da Cidadania, do Ensino Superior, da Saúde e manifestações do tipo, que dizem respeito à Ciência, mas, também, à população diretamente. Estamos convidando pessoas de diferentes orientações e formas de pensamento”, explicou o diretor da ABC Ruben Oliven.

Na parte da manhã, o tema foi Cidadania. O ex-reitor e professor emérito da UFRGS Helgio Trindade fez um resgate histórico dos períodos políticos pelos quais o Brasil passou, destacando o paradoxo da lógica liberal com práxis autoritária. Na sequência, o professor colaborador da UFRGS João Carlos Brum falou sobre as incertezas do mundo contemporâneo e os desafios ao exercício da Cidadania no Século XXI. “O desafio da cidadania brasileira é reencontrar, em primeiro lugar, um diagnóstico mais claro e mais objetivo da situação em que nos encontramos. E reunir as forças deste país no sentido de criar uma alternativa de uma visão do Brasil”, destacou.

O tema Cidadania também foi abordado por Miriam Grossi, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentou dados sobre feminicídio e violência contra a mulher; e Antonio Sergio Guimarães, professor titular senior da Universidade de São Paulo (USP), que expôs as “retóricas de integração social dos negros brasileiros”.

Na parte da tarde, o assunto foi Ciência e Educação Superior, e contou com a participação dos professores de Bioquímica da UFRGS, Angela Wyse, que ressaltou a importância da Ciência no Brasil e sua contribuição para a educação básica; e Carlos Alexandre Netto, ex-reitor da UFRGS, que falou sobre as aplicações práticas das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas. 

Também diretora da ABC, a professora da UFRGS Marcia Cristina Barbosa introduziu o assunto “autoridade do conhecimento”, ressaltando os ataques sofridos pelos cientistas, uma vez que, nos dias de hoje, as “verdades inconvenientes” da Ciência são desafiadas pelo poder público em todo o mundo. 

O evento foi encerrado pelo pesquisador do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças, do Rio de Janeiro, Simon Schwartzman. Ele relembrou os 50 anos da reforma universitária e propôs uma reflexão sobre o futuro da educação, que, segundo o pesquisador, deve estar ancorada em competências e não em títulos e diplomas.