Notícia

Ampliar fonte

Domingo, 20 de outubro de 2019

Professores, técnicos, terceirizados e estudantes levaram a criançada para o evento apoiado pela ADUFRGS

Texto e fotos: Aline Adolphs/ Verdeperto Comunicação

A tradicional Festa do Dia das Crianças da UFCSPA aconteceu neste sábado, 19 de outubro, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proext), com a parceria da ADUFRGS-Sindical. A Praça dos Cubos, no centro da Universidade, ficou repleta de brinquedos, crianças e alegria.

 “Essa festa, que acontece desde 2012, é um espaço de integração de toda a comunidade UFCSPA: professores, técnicos, terceirizados e estudantes”, ressaltou a pró-reitora de Extensão, Débora Fernandes Coelho. 

A reitora Lucia Pellanda destacou a importância do evento e do apoio do Sindicato. “A UFCSPA está muito grata à ADUFRGS. A gente luta muito juntos em defesa da educação do País, mas também é muito importante essa parceria no cuidado com a nossa comunidade”, afirmou. “Nós estamos muito cansados, a gente trabalha muito, têm sido alvo de muitas críticas injustas e infundadas. Por isso, é muito importante a gente ter momentos como esse para se acolher, cuidar de nós mesmos e mostrar que a gente tem muito a comemorar: a nossa resiliência, a nossa capacidade e dedicação”, completou.

O evento contou, também, com oficina de cupcakes, coordenada pela  Açafrão, empresa júnior do curso de Gastronomia da Universidade; massinhas de modelar e fantoches  à disposição dos pequenos. Crianças e adultos aproveitaram as brincadeiras de arco-e-flecha, amarelinha, elástico e levaram potes de bolhas de sabão como lembrança.

O programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde, coordenado pela 1ª secretária da ADUFRGS, Luciana Boose Pinheiro, foi responsável pelos fantoches e massinhas de modelar. Ela reforçou o papel da ADUFRGS em contribuir com as atividades culturais dos seus associados. “Apoiamos uma série de atividades de todas as universidades e institutos federais que nós representamos, entre elas as atividades do Dia das Crianças realizadas no Campus Litoral Norte, na UFRGS e hoje, na UFCSPA.” O secretário e diretor Social e Cultural do Sindicato, Søndre Schneck, também esteve no evento.


Integração

Para quem trabalha na UFCSPA, mais do que uma atividade alusiva ao Dia das Crianças, a festa é um momento de mostrar a universidade aos filhos. “Acho sensacional essa oportunidade dos pequenos compartilharem do nosso universo de trabalho. Para mim, isso também reforça as relações entre os colegas”, afirmou a professora de Bioquímica do Departamento de Ciências Básicas da Saúde Elizandra Braganhol, associada da ADUFRGS. Ela levou a filha Antônia, 4 anos, à festa. “Minha filha vibrou quando soube que vinha ao trabalho da mamãe hoje. Ela identifica esse lugar como sendo dela e isso é muito importante.”
 

Dia das Crianças UFCSPA 2019