Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Sindicato fecha parceria para doar sobras de materiais

A ADUFRGS-Sindical fechou parceria com a Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro (ATUT), em Porto Alegre, e começou a doar sobras de materiais do sindicato para a reciclagem. A iniciativa faz parte da atual política de gestão ambiental do sindicato, coordenada pelo vice-presidente do sindicato, Darci Campani.

“A entrega diretamente à ATUT faz parte das novas políticas a serem implantadas pela nova Diretoria. Nosso objetivo é não gerar resíduos, mas eventualmente, caso tenhamos sobras de material, porque ainda produzimos de forma impressa, serão entregues para a ATUT; assim teremos o melhor destino ambiental e social para nossos materiais”, explicou.

Campani tem mais de 20 anos de experiência no tema. Hoje é o Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS, coordenando a equipe responsável por planejar, implantar e monitorar a Política Ambiental da universidade.

 

História da ATUT 

A Associação foi criada em 2002 como projeto de reinserção social da população de internos do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Nesta época, foi criada também uma associação de corte e costura. Ambas funcionam até hoje. 

Por muitos anos, a ATUT recebeu material da coleta seletiva da cidade de Porto Alegre, mas foi estruturando uma cadeia de apoiadores, de tal forma que hoje vive apenas de materiais destinados por órgãos públicos e parceiros.