Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 26 de outubro de 2019

Visita faz parte da iniciativa Diálogos com reitores

A diretoria da ADUFRGS-Sindical recebeu na última quinta-feira, 24, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck. A visita é uma iniciativa da nova diretoria da ADUFRGS de realizar diálogos com os reitores das instituições da base. A conversa já aconteceu com os reitores da UFRGS, UFCSPA e do IFRS, faltando apenas o reitor do IFSul, ainda sem data marcada.

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Viera, a diretora de Comunicação, Sônia Ogiba, a 1ª secretária, Luciana Boose, o 2º Tesoureiro e diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo de Oliveira da Silva, e o diretor de Assuntos da Carreira do MS, César Bastos de Mattos Vieira, receberam o reitor na sede do sindicato. Entre os assuntos, o orçamento do IRFS para 2019, a previsão para 2020, indicada pelo Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), a nova versão do programa Future-se e os desafios da nova diretoria.

Novos desafios
O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, colocou ao reitor os principais desafios da nova diretoria do sindicato que assumiu em agosto com a missão de consolidar o sindicato na vida dos docentes da base. A nova diretoria está articulando núcleos de base em cada campus da base para estreitar a relação com associados, além de fortalecer a participação de aposentados e ampliar serviços.

“Nosso sindicato cresceu nos últimos anos e, cresceu junto a nossa responsabilidade pelo tamanho da nossa base. Estamos pensando nos temas que tocam diretamente a vida do docente: carreira, aposentadoria, os assuntos mais gerais que impactam nas instituições, como orçamento, mas também estamos atentos ao bem estar e saúde dos professores”, disse Lúcio.

PLOA 2020
Lúcio mostrou preocupação a respeito do orçamento para o ano que vem. “Pela primeira vez, o orçamento do MEC vai ser dividido em dois”, disse. A PLOA prevê que cerca de 20% do orçamento do MEC só será liberado a partir da aprovação de um novo projeto de lei orçamentária que seria enviado pelo governo ao Congresso ao longo do ano. Assim, o orçamento que será aprovado limita-se a cerca de 80% do total previsto para o ano de 2020. “Isso é preocupante porque nunca aconteceu no orçamento da Educação. É uma mudança na política de governo, na lógica da composição do orçamento”, alertou Lúcio. 

No vídeo abaixo, o reitor Júlio Xandro Heck explica como a mudança na PLOA afeta o IFRS, comenta os impactos da restrição orçamentária em 2019 e anuncia uma conquista para o IFRS. Assista ao vídeo!