Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Diretor do Instituto Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, adverte que tributação precisa onerar mais quem ganha mais e desonerar quem ganha menos

Na próxima sexta-feira, dia 1° de novembro, a partir das 14h, a ADUFRGS-Sindical, ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social promovem o Seminário “A Reforma que o Brasil precisa”. Um dos temas a ser debatido no evento, que acontece na sede da ADUFRGS (Rua Barão do Amazonas, 1581), será o sistema tributário brasileiro. Para o diretor do Instituto Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, é urgente que o país reformule seu sistema de tributos, de modo que seja mais solidário e justo no ponto de vista de progressividade. “Ele precisa afetar mais as altas rendas e menos as baixas rendas. Tem que onerar mais quem ganha mais e desonerar quem ganha menos. Nós temos no Brasil uma carga tributária altamente regressiva. Mais de 60% da arrecadação é sobre o consumo. A menor parte sai da renda e do patrimônio. Isso precisa mudar”, avalia. Ele adverte que o Brasil só irá conseguir avançar para um estado de bem-estar social, de forma mais acelerada, quando essa distorção foi corrigida.


Dão Real será mediador da mesa “A Reforma Tributária Solidária”. Os debatedores César Roxo Machado, vice-presidente de Assuntos Tributários da ANFIP, e Rosa Chieza, professora da FCE/UFRGS, farão uma apresentação desta proposta, além de discutir sobre a questão tributária no Brasil. Assista ao vídeo: