Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Cerimônia foi realizada pela Fapergs nesta quinta-feira e recebeu o apoio do Sindicato

O presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, representou a entidade no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), nesta quinta-feira, 31 de outubro, no Centro de Eventos da FIERGS. Ele entregou o prêmio “Pesquisador Destaque na Educação” para o professor Danilo Romeu Streck, da Unisinos.

Segundo Vieira, o Prêmio Pesquisador Gaúcho, do qual a ADUFRGS é uma das patrocinadoras, é uma forma de incentivar a pesquisa e os pesquisadores, “não só os jovens talentos, mas também aqueles que contribuem há muito tempo para sucesso dos empreendimentos que acontecem no Rio Grande do Sul pelo seu trabalho dentro das universidades, e um reconhecimento pelo trabalho feito em vários setores da sociedade fora da academia”, destacou.



Diversas autoridades participaram do evento, que foi encerrado com um jantar. Estavam presentes, entre outros, o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin; o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; a vice-reitora da UFCSPA, Jennifer Saffi; o secretário de Estado da Educação, Faisal Karam; e o secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Mattos (representando o secretário Luís Lamb, que estava fora do país, mas enviou mensagem em vídeo).

Em sua saudação, o diretor-presidente da Fundação mencionou os ótimos resultados do Rio Grande do Sul em registro de patentes, em quantidades de empresas inovadoras e outras conquistas, entretanto, reforçou que os investimentos do estado em pesquisa e desenvolvimento ainda estão abaixo da média, comparados com outros estados. “Infelizmente nós estamos na vigésima posição no indicador investimento público em pesquisa e desenvolvimento. Precisamos melhorar o nosso desempenho e a FAPERGS vem trabalhando de forma intensa por um aumento no orçamento”, afirmou.


Premiados

Danilo Romeu Streck, que recebeu o troféu das mãos do presidente da ADUFRGS, é professor titular da Unisinos, onde atua nos temas educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. Ele coordena o grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania na Universidade. “Eu estou muito feliz hoje, não só por estar na presidência de um Sindicato que é patrocinador desse prêmio, mas porque nós vamos entrega-lo a alguém que foi meu professor no programa de doutoramento. Isso me dá dupla satisfação”, revelou o presidente da ADUFRGS.

A produção de Streck é voltada para a formação de uma pedagogia latino-americana em Cidadania. “O tema da cidadania não se esgota mais nos limites do estado-nação. A gente vê isso hoje nas questões ambientais, como o local, o nacional e o internacional estão conectados. E, infelizmente, estamos muito pouco preparados para integrar as várias dimensões da cidadania, não temos uma formação para isso”, afirma Streck.  “Mas de quem é a legitimidade para fazer essa formação? A escola, a família? O que os sindicatos e as igrejas vão fazer? Essa questão está muito embaralhada. Estamos em uma sociedade muito dividida. A própria compreensão de cidadania, está sendo disputada ideologicamente.”


Demais agraciados

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019 contemplou os destaques em oito áreas do conhecimento, além das categorias “Jovem Pesquisador”, “Startup Inovadora”, “Pesquisador na Indústria” e a Medalha Sylvio Torres, como reconhecimento a notáveis contribuições à Ciência. Também concedeu uma premiação especial de acordo com o tema deste ano: “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” e homenageou alunos de escolas públicas com a distinção Jovem Talento Científico.


Veja a lista dos agraciados:

Pesquisador Destaque

Artes e Letras - Zilá Bernd (UNILASALLE)
Ciências Agrárias – José Miguel Reichert (UFSM)
Ciências Biológicas –  Leonardo Maltchik Garcia (UNISINOS)
Ciências da Saúde – Luiz Felipe Valandro (UFSM)
Engenharia - Nilo Cesar Consoli  (UFRGS)
Economia e Administração - Denis Borenstein (UFRGS)
Educação - Danilo Romeu Streck (UNISINOS)
Geociências - Renata Guimarães Netto (UNISINOS)

 
Prêmio Especial “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”
Arthur Germano Fett Neto  (UFRGS - INBBIO )
Medalha Sylvio Torres
Luiz Carlos Federizzi (UFRGS)

Jovem Pesquisador
Samanta da Silva Gündel (UFN)
 
Startup Inovadora
Regenera Moléculas do Mar (UFRGS)
 
Pesquisador na Indústria
Paulo Roberto Walter Ferreira (Bhio Supply)
 
Jovem Talento Científico Gaúcho:
Mariana Bigolin Groff - Escola Estadual Cardeal Roncalli - Frederico Westphalen
Natalia Bigolin Groff - Escola Estadual Cardeal Roncalli - Frederico Westphalen
Gustavo Gindri Pinto - Escola Estadual João Aguiar - São Francisco de Assis
João Pedro Seibel - Colégio Militar de Porto Alegre - Porto Alegre
Bruno Pereira dos Santos  - Escola Estadual Gomercinda Dornelles Fontoura - Encruzilhada do Sul
Felipe Giehl - Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio – Bom Principio
Luca Twardowski Prá Scherer - Colégio Militar de Porto Alegre - Porto Alegre
Dário de Bortoli - Colégio Militar de Porto Alegre - Porto Alegre
Bernardo Peruzzo Trevisan – Colégio Militar de Porto Alegre – Porto Alegre
Juliana Davoglio Estradioto   - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFR