Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Ato reuniu representantes de sindicatos, estudantes, partidos e organizações da sociedade civil.

Ato em defesa da Constituição Federal e da democracia ocorreu nesta quinta, dia 31, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Promovido pela Frente Ampla pelo Brasil, o evento teve a presença de representantes de sindicatos, partidos políticos, associações estudantis e entidades da sociedade civil, entre eles, o diretor da ADUFRGS-Sindical Jairo Bolter. Também foram unânimes as manifestações em repúdio às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre uma possível reedição do AI-5, decreto de 1968, que inaugurou o período mais sombrio da ditadura militar no Brasil.

Na avaliação de Bolter, o ato foi extremamente importante e oportuno no sentido de fortalecer e valorizar a Constituição Federal no que diz respeito à liberdade democrática e à liberdade de expressão. “O Brasil passa por um momento em que precisamos estar muito atentos ao oportunismo, que pode desencadear manifestações infelizes, como a do deputado federal Eduardo Bolsonaro. Repudiamos, veementemente, e não corroboramos com qualquer iniciativa individual ou coletiva que crie um ambiente que não seja o democrático”, afirmou.

Bolter também destacou a unidade que vem sendo construída, no Brasil, “em torno da defesa da democracia, do fortalecimento do Estado, de políticas sociais, do serviço público e da educação pública inclusiva, gratuita e de qualidade. Continuaremos caminhando com esse propósito de defender essas causas, que consideramos necessárias para o desenvolvimento do país”, conclui.