Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 05 de novembro de 2019

Sindicato sediou debate sobre reformas da Previdência e Tributária

A ADUFRGS-Sindical sediou na última semana um debate sobre a necessidade de o Brasil realizar uma reforma tributária para enfrentar a desigualdade no país e os impactos da Reforma da Previdência para os servidores públicos federais.

O seminário A Reforma que o Brasil precisa faz parte de uma série de ações da ADUFRGS para unificar a mobilização em defesa dos direitos sociais, como a Educação e a Previdência Social, por exemplo. Neste sentido, o seminário foi organizado em conjunto com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social. 

Na opinião do presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, que mediou uma das mesas do evento, unir entidades diversas para refletir sobre o Brasil que queremos “é importantíssimo para superar o momento de crise pelo qual o Brasil e o serviço público estão passando, com perda de direitos”.

Assista à fala de Lúcio

 


Reforma Tributária Solidária
Na primeira mesa do debate, a professora Rosa Chieza, da Faculdade de Economia da UFRGS, apresentou a proposta de Reforma Tributária Solidária elaboradora pela Anfip e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), com o apoio de entidades do funcionalismo público e da sociedade civil. 

Rosa explicou que “a proposta tem como diretriz a redução das desigualdades sociais no país porque prevê a ampliação da progressividade tributária”, ou seja, quem recebe mais, deveria pagar mais imposto. Mas, segundo Rosa, o atual sistema “penaliza o contribuinte de menor renda”. 

Entenda a proposta na entrevista que Rosa Chieza deu à ADUFRGS após o evento.

 

O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Anfip, César Roxo, também falou sobre o injusto sistema tributário brasileiro. Na opinião de César, esse sistema é, justamente, um dos responsáveis pela enorme desigualdade social brasileira. O Brasil é o nono país mais desigual do mundo. 

Em entrevista à ADUFRGS, César comparou a proposta de Reforma Tributária Solidária com outras propostas que tramitam no Congresso. Segundo ele, “a proposta da Anfip e Fenafisco vai além da simplificação dos tributos, que também é importante. Pretendemos que nosso sistema seja mais progressivo, ou seja, quem ganha mais, paga mais.

Saiba mais na entrevista de César à ADUFRGS.

 

Reforma da Previdência
O tesoureiro da ADUFRGS, Eduardo Rolim, e o coordenador de estudos socioeconômicos da Anfip, Vilson Antonio Romero, debateram os impactos da Reforma da Previdência para os servidores públicos federais, o que inclui os docentes das IFES. 

Eduardo Rolim apresentou um estudo  (O estudo foi atualizado em 19/11/2019) sobre o tema no qual explica como a reforma atinge cada uma das seis gerações de servidores, incluindo os aposentados. E resumiu: “De nós, vai exigir mais anos de trabalho. Dos pobres, vai praticamente inviabilizar a aposentadoria”.

Assista à entrevista de Eduardo Rolim.

 

Em sua fala, Vilson Romero destacou que a reforma da Previdência foi aprovada com base em dois mitos que chamou de fake news

Saiba quais na entrevista de Romero.

Assista à íntegra do seminário