Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Grupo se reuniu na UFRGS para coletar sugestões da comunidade acadêmica gaúcha. 

A diretoria da ADUFRGS-Sindical participou na segunda-feira, 4, no Salão de Atos da UFRGS, da reunião do GT-EDSUP, e apresentou propostas para o grupo criado pela presidência da Câmara dos Deputados para traçar um diagnóstico sobre o sistema universitário brasileiro. A comissão está viajando pelo país inteiro colhendo sugestões da academia para as universidades brasileiras. 

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, apontou que o sindicato contribuiu para a elaboração da proposta encaminhada pelo PROIFES-Federação ao GT (Veja proposta do PROIFES) e falou sobre a visão da ADUFRGS a respeito da autonomia universitária, um dos temas debatidos pelo GT. Lúcio afirmou que a ADUFRGS  defende que as IFES “possam ter uma Procuradoria Jurídica da universidade e não uma procuradoria que defenda os interesses do governo contra a universidade”. Além disso, “alguns aspectos devem ter um caráter nacional, como a gratuidade do ensino e a garantia constitucional de recursos”. 

Veja a fala completa de Lúcio na reunião.

O foco do GT segundo o coordenador Roberto Salles da UFF é apontar caminhos para que a educação superior seja “tratada como uma política de Estado e não de governo”. Neste sentido, a 2ª vice-coordenadora do GT, Ana Lúcia Gazzola (UFMG ), afirmou que a comunidade acadêmica e todas as entidades ligadas à educação superior devem olhar esse GT como uma janela de oportunidade para negociar com a Câmara dos Deputados, apontando a autonomia universitária como princípio fundamental da universidade. “A autonomia faz parte da natureza da universidade. A condição para formar pessoas, discutir valores, para produzir conhecimento, criar, gerir e decidir é a liberdade”. E complementou “não existe autonomia sem financiamento”. O reitor da UFRGS Rui Vicente Oppermann mediou a audiência. 

O diretor de assuntos sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter, também falou na reunião afirmando entre outros pontos que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) precisam ser cumpridas, o que prevê a expansão do ensino superior público. 

Assista à fala do diretor Jairo Bolter. 

GT EDSUP

O GT foi criado em março deste ano e é formado por ex-reitores de universidades públicas com coordenação de Roberto Salles (UFF); 1º vice-coordenador, Thompson Mariz (UFCG); 2ª vice-coordenadora, Ana Lúcia Gazzola (UFMG) e relatoria de Eliane Superti (UFPB). As tarefas do GT incluem levantar dados, identificar dificuldades e apontar soluções para subsidiar parlamentares na elaboração de leis que aprimorem o sistema de ensino superior público e privado no país.

Encaminhamentos

O GT vai sistematizar as contribuições que farão parte do relatório final como material anexo. A data prevista para publicação do relatório é abril de 2020. Confira o Plano de Trabalho da Comissão. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar sugestões para o GT pelos emails gt.edsuperior@gmail.com ou gt.edsuperior@camara.leg.br.

Reunião do GT Educação Superior da Câmara dos Deputados na UFRGS

Reunião do GT Educação Superior da Câmara dos Deputados na UFRGS