Notícia

Ampliar fonte

Domingo, 20 de outubro de 2019

Atividade de alimentação coletiva faz parte da Semana da Consciência Negra

A ADUFRGS está apoiando o Panelafro da UFCSPA. A atividade, marcada para a quinta-feira, 21, a partir de 11h30 na Praça dos Cubos, faz parte da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Coletivo Negro Raça da UFCSPA. Neste dia, o coletivo criado em 2015 por um grupo de estudantes negros da universidade, vai fazer um prato típico africano, o Maffé. Os ingredientes serão doados pela ADUFRGS.

Lúcio Vieira, presidente da ADUFRGS, explica que o apoio a atividades como essa, faz parte de uma política mais ampla do sindicato de defesa das ações afirmativas nas universidades. “As ações afirmativas, como a política de cotas, por exemplo, ajudaram a democratizar o acesso e a permanência de pessoas historicamente excluídas da educação superior pública”. Afirma que hoje, as universidades deixaram de ser “um privilégio dos ricos e, definitivamente, se tornaram um direito de todos os brasileiros”.

De fato, pela primeira vez, o número de estudantes negros nas universidades públicas ultrapassou o de brancos, como mostra a pesquisa "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil", feita pelo IBGE e divulgada nesta quarta-feira, 13, com base na Pnad Contínua.

O próprio IBGE atribui esse resultado, em parte, ao sistema de cotas, que desde 2012 reserva vagas na rede federal a candidatos de baixa renda e oriundos do ensino médio público. 

“Essa política é decisiva para sanar a dívida histórica do Brasil com a população negra. Hoje a universidade e os institutos federais espelham a diversidade que compõe a nossa sociedade e é assim que têm que ser. Temos que dar atenção também à permanência com aprendizagem e a obtenção do grau, da titulação. Dessa forma, estaremos avançando no processo de inclusão e ajudando para a superação da desigualdade social”, declarou Lúcio. 

Veja a pesquisa aqui

Confira o cronograma da Semana da Consciência Negra na UFCSPA

18/11 - Abertura

19/11 - Roda de Conversa

20/11 - Dia Cultural 

21/11 –Panelafro com apoio da ADUFRGS

22/11 - Cine debate