Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

ADUFRGS-Sindical foi parceira da ação e patrocinou os ingredientes do prato

Quem esteve da UFCSPA nesta quinta-feira, 21 de novembro, pode experimentar um prato típico africano preparado pelas alunas do curso de Gastronomia da Universidade: o Maffé (Mafê). O almoço oferecido gratuitamente integrou as atividades da 1ª Semana da Consciência Negra promovidas pela UFCSPA, e contou com o apoio da ADUFRGS-Sindical na compra dos ingredientes, que incluíam legumes, arroz e especiarias.


A reitora da UFCSPA, Lúcia Pellanda, destacou a importância da parceria com a ADUFRGS e da abertura de espaços de discussão sobre o acesso da população negra à educação superior. “Na UFCSPA, nós levamos muito a sério a questão do acesso e da permanência. Temos trabalhado conjuntamente com o Coletivo Negro Raça para aumentar a visibilidade dessas questões todos os dias, não só esta semana”, afirmou. “Agradecemos muito a parceria da ADUFRGS nessa e em muitas das nossas idéias, principalmente de acolhimento à comunidade”, completou a reitora.


Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFCSPA, Débora Fernandes Coelho, a universidade tem obtido muito sucesso na garantia de direitos a quem os têm, e isso se deve, em grande parte, à Comissão de Heteroidentificação Étnico Racial criada na universidade. A pró-reitora ressaltou, ainda, que a organização dessa 1ª Semana da Consciência Negra envolveu uma série de reuniões durante três meses de trabalho e o empenho do Coletivo Negro Raça. 


Segundo a estudante de Farmácia Júlia Lourenço, membro do Coletivo, o grupo promove estudos, rodas de conversa, cine-debates e outras ações para “construir a ideia de negritude dentro da Universidade” e mudar a realidade da falta de acesso aos jovens negros. “Percebemos, com essa semana, que precisamos divulgar nossas ações com mais força dentro da UFCSPA, pois a maioria dos participantes veio de fora. Também precisamos de pessoas brancas dentro do movime nto negro, pois o problema do racismo não é nosso, é das pessoas não-negras”, enfatizou.


“ADUFRGS-Sindical apoia todas as atividades da Semana da Consciência Negra e entende que a luta antiracismo é uma luta de toda a sociedade”, destacou o Diretor Social e Cultural do Sindicato, Søndre Schneck (na foto, com Júlia), que participou da ação na Praça dos Cubos, dentro da universidade.

 

O Maffé

O prato típico do Senegal foi preparado pela turma de Gastronomia da UFCSPA, que serviu a iguaria para estudantes, professores e comunidade em geral. Segundo a aluna Tuane Almeida, o tempero senegalês é muito forte para o paladar brasileiro e, por isso, o prato foi adaptado para ter maior aceitação. 


Outra mudança foi necessária para incluir mais pessoas: o prato original leva galinha caipira, mas na versão da UFCSPA foram usados apenas vegetais, pasta de amendoim e arroz com açafrão, tudo sem origem animal, para contemplar vegetarianos e veganos também. “Temos muito da origem africana na cultura e na gastronomia do nosso estado e do nosso país”, frisou Tuane. Além do almoço, estão sendo realizadas atividades culturais e rodas de conversa. Nesta sexta-feira será realizado um cine-debate, às 18 horas, na Praça dos Cubos.