Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Para a ADUFRGS, CPPDs desempenham papel indispensável para documentar produção dos professores na Universidade.

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFCSPA terá novos membros que serão escolhidos na próxima terça-feira, 3 de dezembro. Os professores da instituição poderão votar na sala 315, prédio 1 da Universidade, das 9h às 21h, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou crachá institucional. Doze docentes irão compor a Comissão, sendo os seis primeiros mais votados eleitos membros titulares e os seis subseqüentes como suplentes, em ordem de votação. Apenas oito candidaturas foram homologadas, o que vai exigir uma eleição suplementar. Os docentes que participam deste pleito são Alethéa Gatto Barschak, Clarice Kraz Borges da Silveira, Caroline Buss, Gisele Pereira de Carvalho, Lenara Golbert, Silvana de Almeida, Thatiane Alvez Pianoschi Alva e William Kirsch.

Presidente da CPPD Caroline Buss convoca docentes da UFCSPA para eleições da CPPD. Assista ao vídeo:

A CPPD é uma comissão de professores para professores. Ela é responsável por acompanhar o desenvolvimento da carreira docente, tendo como atribuições avaliar os processos de progressões e promoções, acompanhar estágio probatório, alocação de vagas e afastamentos, por exemplo.

Avanços na informatização dos processos

De acordo com a atual presidente da CPPD/UFCSPA, Caroline Buss, a informatização dos processos foi o grande avanço que a comissão teve nos últimos três anos. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) possibilitou agilidade, economia e transparência na tramitação de processos. “Agora, não há mais necessidade de entrega de documentos impressos ou de envio de e-mails solicitando a abertura e protocolização de documentos. O próprio usuário faz a sua solicitação de qualquer lugar e a qualquer hora tendo um computador ou celular conectado à internet, gerando os documentos e/ou anexando-os no próprio sistema”, destaca.

Caroline Buss considera que a implantação do SEI foi um avanço, mas os processos precisam ser ainda mais automatizados. “Na verdade, o que o professor fazia com o papel abrindo um protocolo colocando todos os seus comprovantes no formulário, tudo isso passou a ser feito no computador.O que ainda falta é desenvolvermos um sistema que permita uma maior celeridade na inserção do pedido de progressão no sistema, que isso possa ser mais ágil para o professor. Além do SEI, um segundo passo seria essa informatização, mas, para isso, dependemos do desenvolvimento de outro sistema. Iremos enfatizar isso na próxima gestão”, aponta.

Caroline também destaca como avanço da CPPD a criação da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progesp) e os cursos de capacitação para as Comissões de Avaliação de Desempenho (CAD), que são indicadas pelos departamentos para acompanhar os docentes durante o estágio probatório.

ADUFRGS reforça importância das CPPDs na documentação do trabalho docente 

Ex-presidente da CPPD/UFCSPA, a diretora da ADUFRGS-Sindical, Luciana Boose Pinheiro, destaca a importância da comissão diante da atual conjuntura política. Pauta do governo federal para 2020, a PEC Emergencial prevê a suspensão de promoção dos servidores públicos. “Não pode haver um apagamento das atividades dos docentes dentro das instituições por conta de uma PEC Emergencial. A gente precisa seguir documentando, porque isso endossa o papel da educação e da educação pública. A instituição vai precisar cumprir a lei, caso a PEC seja aprovada, mas isso não significa que ela não possa documentar o que os professores produziram. Nós não vamos deixar de redigir artigos, de produzir conhecimento e extensão. E esse é o papel da CPPD”, afirma.

A ADUFRGS-Sindical e o PROIFES-Federação estão trabalhando junto aos deputados e senadores para que a PEC Emergencial não avance no Congresso Nacional. “Precisamos ter nas universidades o fortalecimento de comissões como essa, que garantam que os professores possam continuar fazendo as suas pesquisas, as suas atividades de ensino e de extensão e que isso esteja sendo documentado pela universidade”, conclui. 

Eleição CPPD/UFCSPA

Quando: Terça-feira, dia 3 de dezembro
Horário: das 9h às 21h
Onde: Sala 315, prédio 1 da Universidade
Quem vota? Docentes da UFCSPA
Para acessar o edital, clique aqui

Matérias relacionadas sobre: UFCSPA