Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Ação inédita começou na confraternização de final de ano e segue até janeiro

A ADUFRGS vai ouvir a opinião dos associados sobre as prioridades do sindicato pelos próximos três anos. O planejamento estratégico foi lançado pelo presidente, Lúcio Vieira, na confraternização de final de ano realizada no último sábado, 7 de dezembro.

Durante a comemoração, os associados puderam responder à primeira pergunta do planejamento: Defina a ADUFRGS em uma palavra. “Educação, resistência, luta, coragem, encontros, paixão, exemplo, cooperação e união”, foram algumas definições apontadas pelos associados. 

Desde segunda-feira, 9 de dezembro, as onze questões do planejamento estão disponíveis na Área do Associado e ficam abertas até o dia 10 de janeiro. O resultado será apresentado pela diretoria em Assembleia e vai definir a estratégia de ação do sindicato.

“Queremos ouvir a nossa base. Os próximos anos serão muito difíceis e precisamos ter clareza do papel da ADUFRGS na defesa da Educação Pública, da universidade, do serviço público. Acreditamos que a participação dos nossos associados, saber o que pensa nossa base, ouvi-los nos dá o suporte necessário para manter a potência do sindicato nos espaços de luta”,explicou o presidente Lúcio Vieira.

No lançamento, Lúcio afirmou que “estamos vivendo um momento especial na sociedade brasileira de ataques à Educação, à universidade, ao professor. Para definir nossas prioridades, estamos fazendo hoje nesta festa um convite aos associados da ADUFRGS. Fomos eleitos com uma plataforma, um programa com vários eixos, mas entendemos que o planejamento estratégico que vai ser capaz de colocar em ação este programa, exige que vocês participem”, concluiu.

A iniciativa foi elogiada pelos associados. O professor aposentado da UFRGS, Benedito César Tadeu, participou do planejamento durante o evento. Para ele, “uma entidade sindical precisa expressar as necessidades e vontades dos associados. No momento que estamos vivendo de destruição da universidade pública e do serviço público, das políticas sociais, do conhecimento e da ciência, nós precisamos nos mobilizar. É fundamental a participação de cada associado no planejamento estratégico da ADUFRGS”, convocou os colegas.  

Ação Solidária
Este ano, a confraternização de final de ano que contou com mais de 500 associados, teve outras novidades. Além do novo local, a Sociedade Libanesa, os ingressos dos associados foram trocados por fraldas infantis, geriátricas e brinquedos que serão doados para três instituições de caridade - Asilo Padre Cacique, Ong Só Bebê e o Núcleo de Abrigo Residencial (NAR) Menino Deus.

A ação foi um sucesso entre os associados e mais de 400 fraldas e brinquedos foram arrecadados. “Este ano, a confraternização teve mudanças, como o local, mas manteve a mesma qualidade; foi uma recepção muito boa! Além dessa proposta de doação solidária que vai ajudar instituições de caridade”, destacou Elizandra Martinazzi, professora do IFRS Restinga.

Paulo César do Nascimento do Conselho de Representantes (Agronomia/UFRGS) afirmou que a confraternização foi um “momento de alegria entre os colegas que durante todo o ano têm enfrentado situações adversas por conta da conjuntura do país”. Para ele, a novidade de trocar ingressos por doações foi positiva “porque isso articula bem a ação do sindicato de proporcionar um momento de lazer, mas também de estar com os olhos voltados para outros setores da sociedade que estão sofrendo mais com esse momento que estamos vivendo”.