Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Coletivo Estadual de Mulheres da CUT-RS se reúne para preparar as atividades.

A CUT-RS reuniu o Coletivo Estadual de Mulheres para organizar as atividades alusivas ao 8 de Março nesta terça-feira, 4, na sede da Central. Diversos sindicatos filiados estavam presentes, entre eles a ADUFRGS-Sindical, representada pela diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba.

Este ano, as atividades não acontecerão somente no dia 8, mas durante toda a semana através da Jornada de Lutas das Mulheres, de 8 a 14 de março. No dia 8, haverá um ato unificado das mulheres na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A marcha das mulheres está prevista para o dia 9. Também estão programadas atividades públicas na região metropolitana e em diversos municípios. Questões que envolvem saúde, aposentadoria, emprego e educação estarão no centro das atividades. 

Os sindicatos presentes relataram suas propostas de atividades para a semana de 8 de março. A diretora Sônia Ogiba, apresentou o elenco de atividades que a ADUFRGS estará promovendo, dentre essas a Campanha março mês da Mulher, com uma série de ações que envolverão professores da base e a comunidade em geral. 

Falou sobre as outras campanhas promovidas pela ADUFRGS e destacou a campanha lançada no mês de janeiro, junto ao Janeiro Branco, para debater os temas da saúde mental, além de destacar a importância da prevenção ao adoecimento emocional para enfrentar o momento difícil da conjuntura e do adoecimento emocional dos educadores. Considerando a relevância do tema, a diretora propôs que a saúde seja uma das bandeiras da Jornada de Lutas das Mulheres. “Saúde mental é um tema de interesse de todas nós, não apenas dos professores. A saúde mental precisa ser debatida com todas as mulheres trabalhadoras,” explicou. 

A CUT-RS orientou os sindicatos filiados a promoverem atividades para a sua base. Também serão organizadas atividades em todas as regionais da CUT, visando empoderar as lutas das mulheres e aumentar a resistência da classe trabalhadora. Ao final do encontro, foi criado um grupo de trabalho (GT) de Comunicação, que se reunirá no próximo dia 10, às 14h, na CUT-RS, para construir um material de mobilização.