Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Peças mostram a diferença entre uma paquera sadia e comportamentos abusivos

A ADUFRGS lança uma campanha de carnaval para falar sobre a importância de combater a violência contra a mulher, que segundo dados oficiais, sobe até 20% nesta época do ano.

Com o mote Com violência não se brinca, o objetivo da campanha é mostrar a diferença de uma paquera sadia e comportamentos abusivos, reclamações recorrentes durante os dias de festa no Disque Denúncia 180, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência 

“Nossa ideia é mostrar que o carnaval é uma festa e a violência definitivamente não combina”, argumenta a diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba.

Assédio x Importunação

Em 2018, as mulheres conquistaram um incremento jurídico e a importunação sexual passou a crime também, além do próprio assédio.

O assédio se caracteriza necessariamente por uma relação de hierarquia e subordinação entre vítima e agressor, como um chefe e uma funcionária, por exemplo.

A importunação sexual, por sua vez, é a prática de “ato libidinoso contra alguém sem sua anuência com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Assim, passar a mão nas partes íntimas de alguém ou outro local com alguma conotação sexual, roubar beijo ou puxar o cabelo da vítima podem ser enquadrados como crime e o agressor pegar de um a cinco anos de prisão. 

Acesse a lei aqui.

Identidade visual

Por isso, a campanha da ADUFRGS é um alerta para que ninguém avance o sinal na hora de paquerar.

Confira as artes da campanha!