Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 29 de fevereiro de 2020

Cerimônias simbólicas reuniram comunidade acadêmica para valorizar o processo eleitoral na escolha de dirigentes

O IFRS já tem reitor e diretores dos 17 campi nomeados e empossados. Cada um deles foi escolhido em eleição direta pela comunidade acadêmica em outubro do ano passado. 

As cerimônias de transmissão de cargo aconteceram nestas quinta e sexta-feira (27 e 28/02) de forma simbólica com a presença de ex-dirigentes, docentes, alunos, técnicos, entidades sindicais e parlamentares. “Mais do que simbólica, a posse do reitor e dos diretores é uma cerimônia que valoriza a eleição, mostra que este é um importante processo democrático que deve ser mantido. A nomeação do reitor e diretores escolhidos pela comunidade reafirma a democracia como processo necessário para a consolidação dos nossos campi e reafirma a educação como fundamental para a construção da sociedade”, defendeu o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, que representou o sindicato nas duas cerimônias: a posse do reitor e dos 17 campi em Bento Gonçalves, na quinta, 27, acompanhado da diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba,e a transmissão de cargo de diretor-geral do campus Porto Alegre para Fabrício Sobrosa Affeldt, junto com o diretor jurídico, Eduardo Silva.

O reitor reeleito do IFRS, Júlio Xandro Heck, falou sobre o complexo momento pelo qual passa a educação no país. Júlio foi bem direto e contundente em suas falas nas cerimônias. “O IFRS repudia a MP 914”, disse referindo-se à medida provisória publicada pelo Ministério da Educação que muda o processo de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino. Júlio celebrou o momento e pela primeira vez, desde a criação do instituto em 2008, os 17 diretores são empossados ao mesmo tempo. “Sem lista tríplice, com paridade, quem fez mais voto tem que ser empossado. É assim que tem que ser”, reforçou.

Campus Porto Alegre


A transmissão de cargo de diretor-geral do campus Porto Alegre teve o mesmo clima de comemoração. O diretor que ocupou o cargo nos últimos quatro anos, Marcelo Schhmitt, fez um discurso emocionado sobre o orgulho e alegria de ter ocupado a direção do campus e também defendeu o processo de escolha de dirigentes por eleição direta. “As gestões devem se suceder de forma tranquila, como estamos fazendo aqui; os processos eleitorais precisam ser valorizados”, disse. A nova diretoria, finalizou,“viverá a batalha para provar que a educação formal é importante e que o servidor público é eficiente”, lembrando diversas conquistas do campus nos últimos anos, como o Escritório de projetos e a criação de diferente cursos.


O novo diretor-geral do campus Porto Alegre, Fabrício Sobrosa Affeldt, é da área de Administração e vai coordenar o campus com uma diretoria formada por cinco mulheres e dois homens. “Um símbolo importante para o momento’, disse afirmando que as palavras que definem esta nova gestão são “união, inclusão, diversidade e diálogo”. Fabrício assume a direção em meio a cortes orçamentários, ameaças à autonomia dos institutos e questionamentos do próprio governo federal sobre o papel do servidor público. Para o próximo período, Fabrício apontou a expansão do campus como uma das metas, além de destacar que “o estudante estará no centro do processo decisório”.