Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 09 de março de 2020

Evento contará com a participação de uma artista visual e duas historiadoras da Arte.

O evento “Precisamos falar sobre Mulheres nas Artes e na Literatura” acontecerá no dia 12 de março, às 16h, no auditório da ADUFRGS. Dentro da programação da Semana da Mulher na ADUFRGS, a atividade contará com a participação das professoras Maristela Salvatori (artista visual do Instituto de Artes da UFRGS), Daniela Kern (historiadora da Arte do Instituto de Artes da UFRGS) e Joana Bosak de Figueiredo (historiadora da Arte do Instituto de Artes da UFRGS). 
O evento, promovido pela ADUFRGS-Sindical, é gratuito e aberto ao público.

Conheça o perfil de cada uma:

Maristela Salvatori (artista visual do Instituto de Artes da UFRGS) 

Natural de Porto Alegre, Maristela é professora do Instituto de Artes da UFRGS, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Atualmente, coordena a Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Por dois anos, foi artista residente na Cite Internationale des Arts, anexo Montmartre, na capital francesa, por ocasião de seu doutoramento em Arts et Sciences de L'Art, na Universite Paris I, Panthéon - Sorbonne.

Daniela Kern (historiadora da Arte do Instituto de Artes da UFRGS)  

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. É vice-diretora do Instituto de Artes e, junto ao PPGAV, conduz a pesquisa Hanna Levy: sua teoria, seus antecessores. Líder do grupo de pesquisa CNPq Arte e Historiografia, é autora de Tradição em paralaxe (EdJuc, 2012) e traduziu para o português, entre outras, a obras O sentido de ordem (Bookman, 2012), de E. H. Gombrich. 

Joana Bosak de Figueiredo (historiadora da Arte do Instituto de Artes da UFRGS) 

Professora Adjunta 4 de Teorias, Crítica e Historiografia da Arte, no Bacharelado em História da Arte, na UFRGS. Licenciada e bacharela em História pela UFRGS (1996-97), mestra em História pela UFRGS (2000) e doutora em Estudos de Literatura - Literatura Comparada pela UFRGS (2006), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (2003). 

Matérias relacionadas sobre: Semana da Mulher