Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 10 de março de 2020

Sindicato também articula ações pelo Mês da Mulher  

A ADUFRGS-Sindical participou da Marcha das Mulheres, convocada pelas centrais sindicais gaúchas nesta segunda-feira, 9 de março. Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação, representou a diretoria do sindicato na mobilização das mulheres, em Porto Alegre.

"A ADUFRGS está articulada à programação puxada pela CUT e as demais centrais sindicais e movimentos sociais pela urgência política do tema das mulheres", declarou Sônia durante a concentração das mulheres no Largo Glênio Peres. 

Segundo a diretora, a semana de lutas, da qual a marcha faz parte, está sendo pautada pela defesa da vida das mulheres e contra a destruição das políticas públicas, conforme orientação das centrais sindicais. "As mulheres são sempre as mais afetadas pela destruição de políticas públicas, como o desmonte do SUS, ataques à educação pública, a reforma da Previdência e o desemprego", afirmou. Além disso, destacou os alarmantes números da violência contra a mulher no Brasil. "Nosso país é o 5º colocado em violência contra as mulheres de 84 países pesquisados pela ONU. A cada dez feminicídios ocorridos no Brasil, um é no Rio Grande do Sul. Por isso, estamos aqui juntas marchando".

Semana da Mulher na ADUFRGS

Sônia também falou sobre as ações que a ADUFRGS está promovendo nesta semana da mulher. Na terça-feira, 10 de março, às 14h, três professoras participam do painel Precisamos Falar sobre Mulher na Ciência. Na quarta, 11, haverá o lançamento da Rede de Mulheres da ADUFRGS, seguindo o exemplo da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). E na quinta-feira, 12 de março, haverá o painel Precisamos falar sobre Mulheres nas Artes e na Literatura, com outras três professoras. Para encerrar a Semana da Mulher, também no dia 12, às 18h, o sindicato inaugura a exposição de quadro sobre "Natureza Feminina".

Saiba mais sobre a programação da ADUFRGS

ADUFRGS na Marcha das Mulheres 9M

ADUFRGS na Marcha das Mulheres 9M

Matérias relacionadas sobre: Semana da Mulher