Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 16 de março de 2020

Sindicato vai realizar aula pela internet com o tema Coronavírus | O que a universidade tem a dizer

Nota da ADUFRGS-Sindical 

Em defesa da saúde da sociedade

A diretoria da ADUFRGS-Sindical, ciente de sua responsabilidade social, tem acompanhado com atenção a evolução da pandemia provocada pelo coronavÍrus.

Fazemos parte do Comitê de contingenciamento do novo coronavírus instituído pela UFRGS. Estamos, desde a semana passada, em permanente contato com as reitorias dos institutos e universidades federais de nossa base, avaliando, a cada momento, a situação. Neste fim de semana orientamos nossa representante no Comitê da UFRGS para defender a imediata suspensão das aulas na universidade, a exemplo das medidas adotas pela UFCSPA, IFSul e IFRS.

Para além dos riscos da propagação do vírus, torna-se relevante considerar o estado emocional dos professores e demais membros da comunidade acadêmica, que levam a evidentes prejuízos as atividades sejam de ensino, pesquisa ou extensão reforçando a necessidade da preservação da saúde sob todos os aspectos.

As medidas adotadas pelas IFEs foram corretas e devem ser seguidas com atenção para que rapidamente possamos superar esta situação.

A luta em defesa das universidades públicas, do Sistema Único de saúde (SUS) e da democracia ganha destaque e reforça a necessidade de preservarmos os serviços públicos – essenciais para a garantia de acesso da população à educação pública, gratuita e de qualidade a ao atendimento médico.

Igualmente, defendemos a manutenção e ampliação de recursos para as instituições públicas de pesquisa, pois são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de soluções capazes de não só superarmos esta pandemia, mas outras demandas sociais.
 
Nesta quarta-feira, dia 18 de março, promoveremos dentro da programação de luta em Defesa da Democracia, da Educação e Serviço Público, uma Aula Pública com o tema Coronavírus – O que a universidade pública tem a dizer. Os convidados são os professores Ana Beatriz Gorini Veiga, microbiologista (UFCSPA) e Luciano Zubaran Goldani, infectologista (UFRGS).

A aula pública será pela internet. 

Assista pelo canal da ADUFRGS no YouTube.

Serviço
Aula Pública | Coronavírus – O que a universidade pública tem a dizer
Convidados
Professora e pesquisadora da UFCSPA Ana Beatriz Gorini da Veiga, Bióloga Molecular
Professor pesquisador da UFRGS, Luciano Zubaran Goldani, infectologista.
Data: 18 de março (Dia Nacional em defesa da Democracia, da Educação e do Serviço Público)
Horário: 9h30
Local: Auditório da ADUFRGS

Assista à aula pelo canal da ADUFRGS no Youtube.

Promoção

ADUFRGS-Sindical – CPERS – SINPRO – CNTE – UNE – UEE – CUT – CTB – PROIFES-Federação
 

Matérias relacionadas sobre: Nota