Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 17 de março de 2020

ADUFRGS promove exposição de quadros da professora aposentada da UFRGS, Silvia Generali, na sede da Barão do Amazonas.

A exposição “Natureza Feminina”, da professora aposentada da Escola de Administração da UFRGS, Silvia Generali, estará aberta à visitação até o final do mês. A mostra, que integra a programação da Semana da Mulher no sindicato, tem a curadoria das diretoras Sônia Mara Ogiba e Luciana Boose. Segundo as curadoras, a mostra de Silvia Generali nos coloca diante de uma natureza e universo femininos em sua abstração de pintura gestual, revelando a intensidade e profundidade desse universo em seu movimento polifônico e impreciso. No texto das curadoras imagens e metáforas são convocadas para que essa natureza venha à luz. Confira no link.

Na cerimônia de inauguração, que aconteceu quinta, 12, Lúcio Vieira, presidente do sindicato, reforçou a importância da valorização da arte. “Com essa exposição, queremos proporcionar aos nossos associados uma aproximação com a produção artísticas dos nossos colegas, e também inseri-los nas atividades do sindicato.”

“A exposição seguirá na sede do sindicato até o dia 30 de março, das 9h às 20h. Esperamos que nossos associados venham prestigiar as obras da professora Silvia”, destacou a diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Ogiba.

Assista ao vídeo da autora:

Sobre a pintora

Psicóloga, doutora e mestre em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Silvia Generali da Costa construiu sua carreira convivendo com um universo predominantemente masculino no trabalho. Não era comum nas décadas de 1980 e 1990 haver mulheres em cargos estratégicos no mundo corporativo. Foi observando e atuando neste ambiente que decidiu se aprofundar no estudo do Comportamento Organizacional: aspectos como liderança, diversidade, mudança, assédio sexual e assédio moral fizeram parte de suas pesquisas e de seus ensinamentos junto à Escola de Administração da UFRGS. 

Foi autora do primeiro livro sobre Assédio Sexual no Brasil, ocorrência cujas principais vítimas são as mulheres. Foi pioneira nas pesquisas sobre diversidade nas organizações na academia gaúcha, enfocando os aspectos de gênero, raça e etnia e diversidade sexual. Aposentou-se e pode se dedicar mais intensamente às suas experimentações artísticas. Com mais de 20 quadros pintados, a ADUFRGS lhe proporciona a primeira exposição, com 7 quadros sob a temática da Natureza Feminina. 

Matérias relacionadas sobre: Semana da Mulher