Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 27 de março de 2020

Debater questões das mulheres e propor ações que promovam equidade de gênero e combate à violência é um dos objetivos da Rede.

A Rede de Mulheres da ADUFRGS-Sindical, lançada na Semana da Mulher promovida pelo sindicato, tem a finalidadede promover debatessobre questões que atingem as mulheres em seu cotidiano de trabalho, e social, e propor ações que promovam a equidade de gênero e o combateà violência em todas as suas formas.

A percepção da importância e da urgência de uma Rede de Mulheres daADUFRGS-Sindical teve inicio nos Encontros da Red de Trabajadoras de LaEducación da Internacional de La Educacion de La America Latina (IEAL) e no V Encuentrodel movimento pedagógico latino-americano, ocorridos em Curitiba, em dezembro de 2019, nos quais estiveram presentes representando o sindicato, a diretora de Comunicação Sônia Mara Ogiba, Ana Godoy, vice-presidente do Conselho de Representantes e Graciela Quijano, primeira Secretária do Conselho de Representantes.

As propostas de ação da Rede de Mulheres da ADUFRGS visam sustentar as decisões tomadas pelo coletivo de mulheres, que é a Red de Trabajadoras de La Educacion, da qual muitas mulheres de sindicatos associados ao PROIFES-Federação já fazem parte e são bastante atuantes, dentro das nossas possibilidades e da nossa realidade. Dentre essas, estão questões voltadas à defesa e discussão com as mulheres associadas sobre a paridade nos sindicatos, e ações formativas e afirmativas, visandoa formação político-sindical das associadas, com compartilhamento de conhecimentos (político, cultural e afetivo), através de diversas atividades e ações.

Na cerimônia de lançamento da Rede, o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, destacou a importância da reflexão sobre as questões das mulheres, principalmente nesse momento. “A cultura do ódio vem sendo cada vez mais reforçada no nosso país através dos nossos governantes. Quando fazem isso, sinalizam para que todos a expressem sem nenhum pudor, inclusive os que antes se sentiam inibidos. É uma preocupação legítima e a ADUFRGS está junto nessa luta”, afirmou.

Matérias relacionadas sobre: Semana da Mulher