Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 28 de março de 2020

Pesquisadores, professores, técnicos e estudantes contribuem em diversas áreas para reduzir riscos e contágio

As aulas nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) foram suspensas, mas as atividades e, principalmente, a pesquisa, não param. UFRGS, IFRS e UFCSPA estão engajados no combate ao coronavírus e na criação de alternativas para ajudar quem está em casa. 

Entre as iniciativas, está a fabricação de álcool gel para suprir as necessidades dos profissionais de saúde e treinamento para realização de testes de Covid-19. Veja, a seguir, mais informações sobre essas e outras ações das instituições que integram a base da ADUFRGS-Sindical.

UFRGS

Site
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) colocou no ar um hotsite com diversas informações sobre o coronavírus e o que a instituição tem feito para reduzir os impactos da pandemia no estado. 

Rede de solidariedade
Desenvolvida por cerca de 30 estudantes e 60 professores da UFGRS, o projeto Rede de Solidariedade com e pela comunidade contra o coronavírus (Solicom), vai auxiliar as comunidades do Morro Santana e Glória/ Cruzeiro/ Cristal no enfrentamento ao vírus. O projeto atinge quase 300 mil pessoas. Será distribuído álcool gel, alimentos e produtos de higiene a essa comunidade durante o período de isolamento social. A ADUFRGS é parceira da iniciativa. Confira a página do projeto: https://solidariedadepande.wixsite.com/website

Testes de Covid-19
O Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS) está capacitando voluntários entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação para fazerem os testes de diagnóstico do coronavírus. Inicialmente, a equipe deve realizar entre 400 e 500 testes. Posteriormente será adquirido um novo equipamento para o Instituto que permitirá a realização de 1,8 mil testes por dia.

Produção de máscaras
Laboratórios da UFRGS estão fabricando máscaras faceshield para serem usadas por profissionais da saúde no atendimento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. O trabalho é voluntário e está sendo feito por docentes, técnicos e bolsistas em impressoras 3D. 

Testes de desinfecção com drones
Professores da UFRGS, em parceria com a empresa SkyDrones e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, está testando o uso de drones na pulverização de uma substância a base de cloro para evitar que o coronavírus permaneça nas ruas. A iniciativa integra o desafio Start Health – Startups vs. Covid-19, promovido pelo Pacto Alegre com o objetivo de selecionar startups que trabalhem com soluções inovadoras no enfrentamento ao coronavírus.

RUS oferecem marmitas
Fechados por conta da pandemia, os Restaurantes Universitários (RUs) continuam fornecendo quentinhas para beneficiários da assistência estudantil concedida pela PRAE.

Informações em Libras
Dois tradutores e intérpretes do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (INLCUIR/UFRGS), Ângela Russo e Luiz Daniel Dinarte, criaram um grupo na rede social Facebook com o objetivo de levar à comunidade surda a tradução para a língua brasileira de sinais de notícias, pronunciamentos de autoridades e informações de prevenção relativas ao novo coronavírus: Central Libras/Coronavírus. Há, também, a colaboração de professores surdos e tradutores e intérpretes do curso de Bacharelado em Letras – Libras.


Jogos online
O projeto de extensão LoBoGames – Jogos Lógicos de Tabuleiro disponibiliza vídeos com diferentes opções de jogos para o tabuleiro multijogos. O primeiro vídeo, postado no dia 24 de março, explica como confeccionar o tabuleiro em casa e apresenta o jogo Alquerque. Todos os dias um novo jogo é publicado na página. Para acessar a página do tabuleiro multijogos e dos vídeos que vêm sendo produzidos, clique aqui.


Rastreamento de pacientes
Em tempos de mobilização no combate ao coronavírus, a startup beeIT, empresa que foi incubada no CEI (Centro de Empreendimentos em Informática) da UFRGS, está disponibilizando gratuitamente o Salus: um Protocolo de Classificação de Risco Clínico Customizável, que avisa os profissionais da saúde sobre as medidas imediatas de retenção para surtos e epidemias, como Coronavírus, H1N1 e dengue.


Produção de álcool gel
A Faculdade de Farmácia da UFRGS está produzindo álcool gel para atender à demanda interna, inicialmente, para evitar contágios das pessoas que não podem se ausentar dos seus postos de trabalho. A expectativa é que nos próximos dias seja possível ampliar a produção. A Faculdade de Farmácia também colabora com os esforços da UFCSPA emprestando um dos seus equipamentos para produção de álcool gel, que é doado às secretarias de saúde de Porto Alegre e do Estado.


Atividades criativas
A Ponto UFRGS disponibiliza em suas redes sociais conteúdos e produtos para download gratuitos. A iniciativa tem por objetivo proporcionar atividades mais criativas neste período de quarentena, incentivando as pessoas a permanecer em suas casas e a colaborar com a prevenção ao Covid-19. Diariamente serão compartilhados materiais e dicas de atividades físicas, alimentação, leitura e atividades para as crianças. Os materiais estarão disponíveis no Facebook (facebook.com/pontoufrgs) e Instagram da loja Ponto UFRGS. 

UFCSPA

Produção de álcool gel
Professores, estudantes e técnicos da UFCSPA estão produzindo álcool gel desde o dia 14 de março. A ideia é distribuir para municípios por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). São pelo menos cinco professores, duas técnicas de laboratório e 52 alunos que se revezam em três turnos, das 9h às 21h30, incluindo finais de semana. A equipe já produziu mais de 160 quilos da substância.

Diagnóstico de Covid-19
A UFCSPA e o laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa trabalham desde o dia 24 na realização de testes do novo coronavírus. Foram realizados mais de 300 testes, com 99% dos resultados liberados em menos de 24 horas. Serão realizados testes para a prefeitura municipal de Porto Alegre. 


Apoio psicopedagógico
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico está oferecendo apoio de forma online aos alunos. Basta entrar em contato pelo e-mail nap@ufcspa.edu.br e solicitar agendamento. O NAP também fará lives semanais no Instagram (@napufcspa), nas quartas-feiras, às 19h30.


IFRS

Equipamentos de proteção
O IFRS Campus Porto Alegre, por meio do PoaLab – laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, está atuando junto ao grupo de trabalho voluntário Brothers in Arms Covid-19, vinculado ao movimento Pacto Alegre, que reúne universidades, parques tecnológicos e diversas instituições de governo e da sociedade. O grupo fabrica protetores faciais em impressoras 3D que serão destinados a profissionais da saúde. O Campus Canoas do IFRS cedeu filamento e uma impressora 3D para auxiliar na impressão das peças.


Auxílio a pequenos empreendedores
O Campus Viamão do Instituto lançou o IFRS – Viamão Contribui. O objetivo da iniciativa é auxiliar autônomos, pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas locais de Viamão neste momento crítico. Serão compartilhadas dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão, com o apoio técnico do seu Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração (NIPA). As postagens serão diárias, em forma de cards, textos, cartilhas, vídeos, podcasts, buscando atingir o máximo de interessados possível, de forma simples e direta. Acompanhe: https://ifrs.edu.br/viamao/ifrs-viamao-contribui.
 

Matérias relacionadas sobre: Saúde