Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 30 de março de 2020

Assista ao vivo, às 17h desta segunda, nas páginas da CUT Brasil e da CUT-RS no Facebook.

A CUT-RS promove uma nova live nesta segunda-feira (30), das 17h às 18h, para debater a economia e a pandemia do coronavírus, focando a defesa da vida, dos empregos e da renda, com a participação de três especialistas. 

O objetivo é debater o papel do Estado e como fica a economia, os empregos e a situação dos trabalhadores informais e dos desempregados, no momento em que todos os esforços devem ser canalizados para salvar a vida das pessoas. 

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, o debate é muito apropriado. “Estamos denunciando federações empresariais que vem pressionando autoridades, de forma irresponsável e criminosa, para retomar a economia e acabar com a quarentena e o isolamento social, o que poderá causar um verdadeiro genocídio com milhares de mortes nas próximas semanas”, afirmou. 

“É preciso esclarecer a sociedade que a tragédia na Itália mostra que o caminho não é reabrir o comércio e as escolas, mas sim proteger todas as pessoas para evitar o contágio e a disseminação do vírus”, destaca Amarildo. "Vamos discutir também propostas econômicas emergenciais e de mais longo prazo para fazer o Brasil avançar." 

A transmissão será feita ao vivo nas páginas da CUT Brasil e da CUT-RS no Facebook. 

Confira os quatro participantes da live! 

Amarildo Cenci 

O professor Amarildo Cenci é o atual presidente da CUT-RS. Ele vem atuando com as federações e os sindicatos filiados na resistência aos ataques do governo Bolsonaro e cobrando proteção à saúde e a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, através de negociações coletivas e ações judiciais. 

Anelise Manganelli 

A economista e técnica do Dieese, Anelise Manganelli, é graduada e mestre em Economia pela PUCRS. É especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas e nas áreas da Economia com ênfase em Mercado de Trabalho e Educação. 

Dão Real Pereira dos Santos 

O auditor fiscal Dão Real Pereira dos Santos é diretor de Relações Institucionais do Instituto Justiça Fiscal e integrante do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia. Ele tem participado de muitos debates e escrito artigos sobre a necessidade de uma justiça tributária no Brasil. 

Róber Iturriet Ávila 

O economista Róber Iturriet Ávila é doutor em Economia e professor adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Foi professor da Unisinos. Tem publicado também muitos artigos sobre a economia e o mundo do trabalho.