Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 07 de maio de 2020

Nadya Pesce e José Vicente Tavares da UFRGS são os convidados

O PROIFES-Federação realiza nesta sexta-feira, 8 de maio, às 16h, a quinta live da Campanha IFES x Novo Coronavírus: Avanços e Desafios com o tema Inovação científica e o papel das universidades.

Com transmissão pelo Facebook do PROIFES, a live desta semana reúne a pesquisadora Nadya Pesce da Silveira, professora do Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ) e o Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, José Vicente Tavares dos Santos, que é Sociólogo e professor da UFRGS.


A campanha
O PROIFES tem reunido especialistas de distintas áreas e dirigentes sindicais para debater diferentes aspectos da pandemia de COVID-19 e o papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) neste momento.

Conheça os debatedores desta semana
Nadya Pesce da Silveira é Química Industrial professora no departamento de Química Inorgânica da UFRGS e especialista em técnicas espectroscópicas e raios-X, aplicadas ao estudo físico-químico da matéria mole (soft matter). Na live, Nadya vai apresentar iniciativas da UFRGS durante a pandemia, como a desinfecção de áreas públicas com ajuda de drones. Ela faz parte da equipe que testou a nova tecnologia e coordenou a pesquisa sobre o produto já utilizado em testes pela prefeitura do município.

José Vicente Tavares do Santos é diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical e pesquisador na área de Sociologia na América Latina, Sociologia da Violência e Sociologia dos Processos Agrários. No debate, José Vicente vai tratar sobre a atuação do sindicato para minimizar os impactos da crise sanitária, como as ações de solidariedade que envolvem doação de alimentos e itens de higiene a populações em vulnerabilidade econômica e social.

A mediação da live será feita por Araldo Neto, jornalista da ADUFRGS-Sindical.

Participação
Qualquer pessoa pode enviar perguntas aos pesquisadores durante a live que será transmitida pelo Facebook do PROIFES-Federação (facebook.com/proifesfederal) e de seus sindicatos federados. Participe, divulgue e acompanhe estas e outras ações do PROIFES e sindicatos federados no combate ao Novo Coronovírus e em defesa das IFES, dos servidores e do serviço público brasileiro.

Confira abaixo os outros debates promovidos pelo PROIFES-Federação na Campanha IFES x Novo Coronavírus: Avanços e Desafios.

 

Matérias relacionadas sobre: Coronavírus