Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 21 de maio de 2020

Live no Facebook será na próxima terça-feira, 26, às 15h

O PROIFES-Federação recebe em uma Live nesta terça-feira, 26, às 15h, um dos coordenadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, e Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) também participam da Live que tem por tema “A ciência e a experiência do Consórcio Nordeste no combate à Covid-19”, e será mediada pelo diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES, Ênio Pontes.  A Live será transmitida pelo Facebook do PROIFES-Federação e de seus sindicatos federados.

O Consórcio Nordeste é uma rede formada pelos governadores dos nove estados da região para tratar coletivamente de questões como a compra de bens e serviços relacionados à saúde, infraestrutura, educação e segurança pública. O Consórcio possui comitês transversais relacionados a diferentes temáticas, e o ex-ministro Sergio Rezende, em conjunto com o neurocientista Miguel Nicolélis, coordena o Comitê de Ciência do consórcio.

Para envolver a sociedade no combate à covid-19 e ao mesmo movimentar as economias locais, a proposta do comitê é combinar “políticas científicas de saúde pública com políticas econômicas e sociais de amparo à população financiadas por meio do Consórcio Nordeste”, cita documento produzido pelo Comitê.

Subcomitês

A partir do Comitê Científico do Consórcio, foram criados nove subcomitês com a participação de cientistas e pesquisadores nacionais e internacionais, com o objetivo de se aprofundar nos temas, debater e propor a criação de protocolos de assistência médica e desenvolvimento de novas drogas; equipamentos hospitalares; a interação entre a indústria, laboratórios, e unidades de pesquisa locais; o fomento a redes de pesquisa e novas linhas de financiamento; o estabelecimento de contatos nacionais e internacionais; estudos na área de virologia e vacinas; políticas públicas econômico-sociais e epidemiologia e medidas de enfrentamento.

Acompanhe esta e outras ações do PROIFES-Federação no site e redes:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebookwww.facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao

Matérias relacionadas sobre: Coronavírus