Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 22 de maio de 2020

Sindicato reúne especialistas para mostrar que as cooperativas de crédito podem ajudar trabalhadores a superar o momento de crise 

A ADUFRGS-Sindical promove na próxima quarta-feira, 27 de maio, às 10h, a aula pública Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito, com André Moreira Cunha (Professor na Economia e Relações Internacionais da UFRGS) e Vitor Kochhann Reisdorfer (Professor no Curso de Gestão de Cooperativas da UFSM) e mediação de Eduardo Rolim (Tesoureiro da ADUFRGS e Diretor de Assuntos Jurídicos do PROIFES-Federação).

A ideia, segundo Eduardo Rolim, é analisar como trabalhadoras e trabalhadores são tratados pelos bancos comercias, “que cobram altas taxas de juros e não oferecem tratamento diferenciado aos trabalhadores, como os professores, por exemplo”. Na opinião do sindicato, explica Rolim, as cooperativas de crédito são uma alternativa para romper esse sistema abusivo. 

Rolim explica que, a ADUFRGS “quer iniciar essa discussão sobre educação financeira para apoiar os docentes a pensarem em formas alternativas de guardarem dinheiro”. O diretor lembra que este ano os docentes tiveram uma redução salarial considerável em razão da Reforma da Previdência e da Instrução Normativa nº 28. “É necessário que os professores sejam capazes de se protegerem financeiramente, gerindo melhor as finanças; com redução de custos e recebendo benefícios que as cooperativas oferecem, como a distribuição das sobras de caixa”.

Com a pandemia, a questão torna-se mais urgente, opina o diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter. “Os trabalhadores são os que mais estão sofrendo com a crise do Coronavírus. O modelo das cooperativas, sem dúvida, pode ajudar a superar essa crise, no momento que inclui o trabalhador na gestão e ganhos da cooperativa. Queremos ajudar a organizar a classe trabalhadora para sairmos dessa crise mais unidos”.

A Aula Pública será transmitida no canal da ADUFRGS-Sindical no YouTube (https://www.youtube.com/user/CanalADUFRGS).

Inscreva-se!   

Conheça os convidados

André Moreira Cunha

Professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS e Pesquisador do CNPq. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado em Economia pela University of Cambridge (2012). Foi professor visitante na University of Leiden (Holanda), professor da Unisinos (1995-2003) e Assessor da Diretoria do BRDE (1999-2003).

Vitor Kochhann Reisdorfer

Possui graduação em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Mestrado em Administração de Empresas pela UFRGS e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones - UNaM (2008). Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex-conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Atualmente é Professor Associado do Curso Superior em Gestão de Cooperativas da UFSM. Professor da Especialização em Cooperativismo da UFRGS. Coordenador do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico da UFSM. Editor-chefe da RGC- Revista de gestão e organizações cooperativas.