Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 27 de maio de 2020

Professores da UFRGS e UFSM discutiram vantagens do sistema cooperativado em aula pública promovida pela ADUFRGS.

Neste momento de pandemia, em que o mundo inteiro se preocupa com os impactos do coronavírus na Economia, o cenário é oportuno para a discussão sobre a expansão das cooperativas de crédito, acreditam os participantes da aula pública “Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito”, que a ADUFRGS-Sindical promoveu nesta quarta-feira, 27 de maio, no seu canal do YouTube.

De acordo com o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), André Moreira Cunha e o professor do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vitor Kochhann Reisdorfer, o crescimento das cooperativas oportuniza a redução de riscos no sistema financeiro e o desenvolvimento econômico das regiões.  

O mediador da aula e tesoureiro da ADUFRGS, Eduardo Rolim de Oliveira, destacou que muitos trabalhadores estão tendo uma redução da sua renda desde a aprovação da Reforma da Previdência e um aumento dos custos com internet, energia elétrica e outros gastos relacionados ao isolamento social. Entretanto, não há solução mágica para a questão. “Ou se aumenta a renda ou se diminui os custos”, ressaltou. 



Para Reisdorfer, essa solução passa pela ampliação das cooperativas de crédito. Entre as vantagens desse sistema, ele enfatizou as taxas mais baixas com relação aos grandes bancos; o menor custo de “spread” (diferença entre o rendimento dos investimentos dos clientes e os juros cobrados pelos bancos pelo crédito); a inserção das cooperativas em pequenos municípios e o estímulo à educação financeira.

Outra vantagem do cooperativismo, na visão do professor da UFSM, é a sua visão justa e solidária da renda. Para se ter um comparativo, a média salarial nas cooperativas é de R$ 2.178,00 mensais, enquanto que em outros tipos de vínculos empregatícios, a média que o trabalhador recebe por mês é de R$ 1.939,00.

Panorama nacional

Os professores apresentaram um panorama do sistema financeiro e dados sobre o crescimento das cooperativas no Brasil. Segundo Cunha, a “cara” do sistema financeiro do Brasil é de um país que cresceu rapidamente dos anos 80 para cá, mas com inflação alta. Dos anos 90 em diante, a inflação baixou, mas os juros subiram. “Agora as taxas de juros estão muito baixas, isso é uma novidade no Brasil. Por outro lado temos um sistema muito concentrado.”


Essa concentração faz com que poucas empresas controlem o mercado de intermediários. Entretanto, as cooperativas e também as “fintechs”, que são empresas de tecnologia, vêm ganhando espaço entre os intermediários das operações financeiras em todo o mundo.


Veja a apresentação de André Moreira da Cunha


De acordo com Reisdorfer, o sistema concentrado traz mais riscos para a Economia e, é aí que as cooperativas de crédito entram para dar capilaridade aos recursos financeiros da população e reduzir o riscos. “Apesar das dificuldades, as cooperativas têm uma capacidade de reação muito forte e têm se posicionado de forma muito positiva no cenário nacional”, frisa. 


Os números estão em ascensão: existem, hoje, 3 milhões de cooperativas em todo o mundo e 1,2 bilhão de cooperados. Somente no RS, existem 2,9 milhões de associados e 437 cooperativas, sendo que, destas, 86 são de crédito. “As cooperativas investem nas comunidades locais, se preocupam com o desenvolvimento regional. Então, as pessoas devem refletir: eu posso contribuir com o desenvolvimento da minha cidade e da minha região aplicando meus recursos no sistema cooperativista de crédito”, destaca.


Veja a apresentação de Vitor Kochhann Reisdorfer

Educação financeira

A redução sistemática da renda dos professores da educação superior é uma grande preocupação da ADUFRGS, segundo Rolim. “Temos discutido com a CUT e outros sindicatos como implantar um sistema de crédito cooperativo para proteger os trabalhadores. Estamos também discutindo a criação de um curso de educação financeira e essa aula é o início desse processo de debate”, adiantou. 

O tesoureiro da ADUFRGS lembrou, ainda, que uma hora antes do início da Live da ADUFRGS, a CUT-RS lançou a Cresol Metropolitana, cooperativa de crédito que poderá ser acessada pelos sindicatos da região. A ADUFRGS foi uma das primeiras entidades a se associar à iniciativa. Veja a transmissão do lançamento neste link.


Participação do público


A aula pública “Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito” foi a sexta live transmitida pela ADUFRGS no YouTube desde o início da pandemia, conforme lembrou o presidente do Sindicato, Lúcio Vieira, que abriu e fechou a transmissão. Até o fechamento desta matéria, a aula já havia alcançado 255 visualizações.


Veja alguns comentários dos expectadores no chat da plataforma durante a aula:


Parabéns pela iniciativa! Tema muito bom e apropriado para o momento.
Diva Dutra

Aula muito esclarecedora mostrando a importância das cooperativas de crédito.
Ademir Wiederkehr

Temos um grande potencial, ainda adormecido, de conectar a ação sindical com a construção de alternativas econômicas viáveis para uma sociedade mais democrática e inclusiva.
Sergio Schneider

Bom dia! SINDPROIFES_PA parabeniza pela oportunidade de nos apresentar um tema relevante.
Socorro Coelho

Ótimo evento com bons palestrantes. Aguardamos mais palestras dentro desse tema.
Sergio Zylbersztejn

Parabéns! Ótimo debate que agrega crescimento e posicionamento no cooperativismo de crédito.
Cooperativa de crédito CredCorreios

Assista à aula pública: